Voltar

Notícias

28
mar
2020
(SETOR FLORESTAL)
Setor de plantio florestal estável em 2019

O último relatório do IBÁ (Indústria Brasileira de Árvores) cita que em 2019 as exportações de produtos florestais totalizaram US $ 9,7 bilhão. As exportações de celulose faturaram US $ 7,5 bilhões, enquanto o papel faturou US $ 2 bilhões e painéis à base de madeira US $ 265 milhões.

Em 2019, a China continuou sendo o principal mercado brasileiro para a  celulose com exportações no valor de US $ 3,2 bilhões.

Por outro lado, os mercados da América Latina foram exportados principalmente painéis de madeira (US $ 164 milhões) e papel (US $ 1,2 bilhão).

Segundo o IBÁ, 2019 foi um ano de ajuste para a indústria florestal. Apesar do desafio setorial do país instabilidade econômica, o setor manteve sua contribuição para as exportações nacionais. Olhando para o futuro, são previstos investimentos de cerca de R $ 32,9 bilhões.

Entre 2014 e 2017, os investimentos foram da ordem de R $ 20 bilhões, de tal forma que o investimento previsto demonstre visão sustentável e de longo prazo de todo o setor.

 

Fonte: ITTO/Remade

ITTO Sindimadeira_rs