Voltar

Notícias

08
mar
2020
(GERAL)
Uso de recursos madeireiros tropicais dificultados por regulamentos e burocracia

A Associação Brasileira da Indústria  Processados Mecanicamente (ABIMCI) comentou recentemente sobre a situação atual do mercado internacional em um evento para comemorar o 50º aniversário da ABPM. Associação Brasileira dos Preservadores de Madeira).

O porta-voz da ABIMCI lembrou ao grupo que o Brasil tem quase 500 milhões de ha. da área florestal, mas apenas 1,62% disso são plantações florestais, um setor que fornece 93% da matéria-prima para processamento para exportação e mercado doméstico.

Ele alegou que o uso de recursos madeireiros de plantas tropicais é dificultada por regulamentação excessiva e obstáculos burocráticos. Ele também apontou que o setor da  madeira responde por quase 20% do total das exportações e compreende mais de 182.000 empresas que empregam cerca de 600.000 funcionários.

A apresentação continuou dizendo alguns segmentos da economia brasileira alcançaram um aumento de produção no último ano e que o aumento das exportações se deve ao fato da demanda ter sido estável, a taxa de câmbio foi favorável para exportações e fusões e aquisições e no setor florestal influenciou a dinâmica do mercado de produção.

Fonte: ITTO/Remade

Sindimadeira_rs ITTO