Voltar

Notícias

28
fev
2020
(INTERNACIONAL)
Panorama na demanda por okoume na África Central e Ocidental

Chuvas fortes têm afetado as operações florestais na DRC e na República do Congo. Relatórios dizem que as inundações têm sido sérias em muitas províncias, com áreas nas margens dos rios Ubangi, Congo e seus afluentes sendo seriamente afetadas forçando as pessoas a evacuar.

As fortes chuvas nos Camarões, na República do Congo e no norte do Congo pararam com o início da estação seca com o habitual Harmatan (ventos de areia do Saara).

Os produtores relatam um comércio estável de okoume e de madeira serrada jovem nas Filipinas, mas as consultas ainda são lentas para os mercados europeus, alguns dos quais estão passando por uma desaceleração acentuada na construção.

Nas circunstâncias atuais, surpreende que os produtores estejam relatando sinais de que há interesse na China pelo KD okoume sawnwood e antecipando novos contratos, algo que não foi relatado por um tempo.

O comércio com a China continua sendo interrompido. Entende-se que existem restrições ao descarregamento de madeira importada que chegam ao porto de Zhangjiagang, na China, e a retomada das transferências de carga será adiada.

O mercado sul-africano é receptivo ao okoume, mas aqui os pedidos são pequenos e há uma forte concorrência de fornecedores asiáticos.

Analistas dizem que há uma aceitação crescente de portas de madeira laminadas na África do Sul, mas que os fabricantes indonésios de portas se saem bem nesse mercado.

Fonte: ITTO/Remade

Sindimadeira_rs ITTO