Notícias
Nguyen Bich Lam, diretor geral do Escritório de Estatística, estimou que as exportações do primeiro trimestre de 2020 no Vietnã podem cair cerca de 20% em relação ao mesmo período do ano passado, uma vez que o comércio será interrompido pela epidemia de coronavírus.
Espera-se que o declínio nas exportações afete uma gama de exportações, incluindo produtos agrícolas e florestais, produtos aquáticos, têxteis e vestuário, calçados e eletrônicos. As exportações para a China provavelmente serão severamente afetadas, disse ele. Em janeiro, o comércio exterior caiu quase 13% e as exportações caíram quase 16% na comparação anual.
Em resposta, estão sendo consideradas medidas para apoiar as exportações como resultado da suspensão do comércio transfronteiriço com a China. O diretor-geral da Agência de Comércio Exterior do Ministério da Indústria disse que o Vietnã pode ter uma perda de cerca de US $ 200 a 300 milhões em receitas de exportação devido à queda nas exportações agrícolas, florestais e pesqueiras.
Segundo o VIFORES, atualmente existem 867 empresas estrangeiras no setor de processamento de madeira no Vietnã, das quais 161 são empresas chinesas que processam e exportam produtos de madeira do Vietnã.
Cerca de 20% dessas empresas estão nos setores de serviços e distribuição.
Devido ao atual surto de coronavírus, empresários e trabalhadores chineses não estão autorizados a entrar no Vietnã e isso está afetando seriamente as operações comerciais das empresas chinesas, bem como das empresas nacionais que prestam serviços.
Por causa do coronavírus, muitos eventos do setor madeireiro, como a VIFA Expo, a VIFA GU e a Hanoi Wood 2020, programados para a primeira metade de 2020, devem ser adiados.
Fonte: ITTO/Remade
Notícias em destaque





