Voltar

Notícias

29
fev
2020
(INTERNACIONAL)
Exportações do Vietnã definidas para mergulhar devido ao coronavirus

Nguyen Bich Lam, diretor geral do Escritório de Estatística, estimou que as exportações do primeiro trimestre de 2020 no Vietnã podem cair cerca de 20% em relação ao mesmo período do ano passado, uma vez que o comércio será interrompido pela epidemia de coronavírus.

Espera-se que o declínio nas exportações afete uma gama de exportações, incluindo produtos agrícolas e florestais, produtos aquáticos, têxteis e vestuário, calçados e eletrônicos. As exportações para a China provavelmente serão severamente afetadas, disse ele. Em janeiro, o comércio exterior caiu quase 13% e as exportações caíram quase 16% na comparação anual.

Em resposta, estão sendo consideradas medidas para apoiar as exportações como resultado da suspensão do comércio transfronteiriço com a China. O diretor-geral da Agência de Comércio Exterior do Ministério da Indústria disse que o Vietnã pode ter uma perda de cerca de US $ 200 a 300 milhões em receitas de exportação devido à queda nas exportações agrícolas, florestais e pesqueiras.

Segundo o VIFORES, atualmente existem 867 empresas estrangeiras no setor de processamento de madeira no Vietnã, das quais 161 são empresas chinesas que processam e exportam produtos de madeira do Vietnã.

Cerca de 20% dessas empresas estão nos setores de serviços e distribuição.

Devido ao atual surto de coronavírus, empresários e trabalhadores chineses não estão autorizados a entrar no Vietnã e isso está afetando seriamente as operações comerciais das empresas chinesas, bem como das empresas nacionais que prestam serviços.

Por causa do coronavírus, muitos eventos do setor madeireiro, como a VIFA Expo, a VIFA GU e a Hanoi Wood 2020, programados para a primeira metade de 2020, devem ser adiados.

Fonte: ITTO/Remade

ITTO Sindimadeira_rs