Voltar

Notícias

23
fev
2020
(INTERNACIONAL)
Quotas de produtos de madeira do Brexit e da UE

Este ano, a ABIMCI iniciou um diálogo com o Ministério das Relações Exteriores do Brasil (MRE) para definir o posicionamento do setor devido a mudanças no sistema de cotas para produtos de madeira exportados pelo Brasil para a União Européia e o Reino Unido.

Por causa do Brexit, os volumes e porcentagens nas cotas existentes serão reavaliados e poderão sofrer alterações em cada segmento de produtos de madeira.

O MRE solicitou a participação da ABIMCI nas negociações de cotas, pois a contribuição da Associação será útil para o governo brasileiro explicar a posição do país. A Associação considera importante participar desse processo para que quaisquer alterações que possam ser feitas para cada produto sejam o mais próximo possível das práticas comerciais relacionadas a preços e preocupações legais.

A expectativa é que as mudanças não ocorram em 2020. A ABIMCI prevê que um dos produtos de madeira brasileiros que podem ter sua cota reorganizada seja o compensado de pinus, já que o Reino Unido é um dos principais mercados para esse produto.

Fonte: ITTO/Remade

Neuvoo Jooble