Voltar

Notícias

21
fev
2020
(INTERNACIONAL)
Reino Unido planeja liderar repressão contra madeira ilegal

De acordo com um artigo do jornal Guardian, o Reino Unido quer liderar "uma grande repressão global contra a madeira ilegal e o desmatamento", formando uma coalizão de países em desenvolvimento contra o comércio, como parte de suas negociações sobre as mudanças climáticas da ONU em Glasgow em novembro deste ano. .

De acordo com o artigo “todos os países devem apresentar planos mais duros para reduzir as emissões globais como parte da COP 26, e especialistas disseram que isso só acontecerá se o Reino Unido assumir a liderança na formação de uma coalizão de pequenos e grandes países em desenvolvimento, incluindo nações africanas florestais e a Indonésia, além de grandes economias como os EUA, China, Índia e UE ”.

O novo projeto, ainda em fase de planejamento, terá como base o programa de governança, mercados e clima do governo do Reino Unido, cujo foco inclui o fortalecimento do Estado de Direito nos países afetados no mundo em desenvolvimento, influenciando os parceiros internacionais a aumentar seus esforços, apoiar o comércio responsável e ajudar as partes interessadas no terreno a agir.

O artigo observa que "em 2005, apenas um quinto do comércio de madeira da Indonésia era legal. Hoje, porém, após intervenções do Reino Unido e de outros parceiros, 100% das exportações são provenientes de fábricas e florestas auditadas independentemente.

Fonte: ITTO/Remade

Sindimadeira_rs ITTO