Voltar

Notícias

12
fev
2020
(INTERNACIONAL)
Vendas de pisos laminados europeus estabilizaram em 2019

O setor de pisos laminados globalmente dominante na Europa tem outro concorrente chave os pisos de parquet na Europa. Da produção global estimada de pisos laminados de quase 1 bilhões de m2, são 18 fabricantes em nove países europeus (inclusive na Rússia e na Turquia) que são membros da associação europeia de pisos laminados.

A EPLF representou cerca de 50% no ano passado. Com uma participação global de cerca de 25% para os fabricantes chineses e 8% de participação para os fabricantes norte-americanos.

De acordo com dados apresentados pela EPLF na Domotex, as vendas mundiais de pisos laminados por membros da EPLF foram 446 milhões de metros quadrados em 2019, um declínio de 2%, de 454 milhões de metros quadrados em 2018.

No entanto, após uma queda significativa em 2018, as vendas do piso laminado na Europa estabilizaram no ano passado. O declínio nas vendas em 2019 deveu-se a uma queda fora da Europa, notadamente na Turquia, América do Norte e Ásia.

As vendas de pisos laminados continuaram caindo na Alemanha em 2019, de longe o maior mercado único da Europa, representando cerca de 50 milhões de metros quadrados no ano passado, mas o ritmo de declínio tem diminuído. As vendas na Alemanha cairam 4% em 2019 em comparação com uma queda de 9% no ano anterior.

O declínio na Alemanha em 2019 foi compensado por um aumento de 8% nas vendas no Reino Unido, para 33 milhões de metros quadrados, um aumento de 1% na França 36,5 milhões de metros quadrados, e um aumento de 3% na Holanda para 18,6 milhões de m²

Uma clara tendência ascendente também é evidente na Europa Oriental onde as vendas de 91,2 milhões de m² em 2019 foram 3% a mais do queno ano anterior e na Rússia, onde as vendas aumentaram 11% para 44 milhões de metros quadrados.

O piso laminado é distribuído por dois canais principais que têm crescido aproximadamente no mesmo ritmo em anos recentes; atacadistas especializados que fornecem mais instaladores profissionais de piso e varejistas de bricolage para o público em geral.

As principais tendências no setor de pisos identificadas pela EPLF em sua conferência de imprensa na Domotex inclui:

Natural: o piso tem o objetivo de parecer e sentir cada vez mais
como madeira de verdade;

• O carvalho ainda é o material dominante em pisos de madeira real;
• Concreto, granito e aço bruto estão cada vez mais usado como elementos contrastantes da madeira;
• Há um forte foco na melhoria resistência a água  nos pisos; e
• O uso de madeira renovável e de baixa.

Fonte: ITTO/Remade

Sindimadeira_rs ITTO