Voltar

Notícias

08
fev
2020
(INTERNACIONAL)
Desempenho de exportação de 2019 reverte queda nos ganhos

A Associação de Exportadores (ADEX) informou que as exportações de madeira serrada do Peru entre janeiro e outubro ganhou US $ 19. 4 milhões, um aumento de quase 3% em relação ao mesmo período do ano passado, graças a uma maior demanda de países como a República Dominicana e o México.

A madeira serrada representou 19% do valor de toda a madeira exportada entre janeiro e outubro.

Os embarques de madeira serrada para a República Dominicana aumentaram mais de 20%, para US $ 6,8 milhões, e o país liderou a lista de importadores de madeira serrada do Peru.

O segundo maior mercado foi o México, onde os embarques chegaram a US $ 6,1 milhões, cerca de 36% acima do ano anterior. A China ficou em terceiro lugar com US $ 2,8 milhões, mas houve 33% queda nas remessas para esse mercado. O Peru também exportou madeira serrada no valor de US $ 0,9 milhão para Cuba, US $ 0,7 para Vietnã, US $ 0,6 para os EUA, US $ 0,5 para a Coréia do Sul e US $ 0,3 para a Nova Zelândia.

No entanto, o desempenho de exportação de 2019 foi decepcionante quando se recorda que em 2016 a China importou madeira serrada avaliado em cerca de US $ 10 milhões em FoB.

De acordo com o ADEX, o aumento modesto nas receitas de exportação entre janeiro e outubro sugeriria que o total 2019 excederá os de 2018. O ano de 2018 marcou o quarto declínio consecutivo nas receitas de exportação.

Fonte: ITTO/Remade

ITTO Sindimadeira_rs