Voltar

Notícias

06
fev
2020
(MERCADO)
Exportação de móveis de Bento Gonçalves aumentou em 2019

O cluster de móveis em Bento Gonçalves, um dos principais do Rio Grande do Sul aumentou as exportações em mais de 10% em 2019 em comparação com o ano anterior, superando a indústria moveleira no Rio Grande do Sul e no Brasil como um todo.

O cluster, que compreende 300 empresas, inclusive as dos municípios de Bento Gonçalves, Monte Belo do Sul, Pinto Bandeira e Santa Tereza.

As exportações do cluster de móveis Bento Gonçalves cresceu  nos últimos quatro anos, passando de US $ 34 milhões em 2016 para mais de US $ 40 milhões anualmente.

Os 10 principais mercados em 2019 foram Uruguai, EUA, Chile, Colômbia, Peru, Arábia Saudita, Reino Unido, México, Paraguai e Panamá.

Houve um aumento acentuado nas exportações de móveis para o Reino Unido (+ 113% aa) e EUA (+ 135% aa). Havia sucessos em alcançar novos mercados como a Arábia Saudita , que agora representa o sexto maior mercado de móveis exportados pelo cluster Bento Gonçalves.
O Uruguai continuou sendo o principal destino das exportações.

As principais espécies nativas de madeira utilizadas na produção de exportação no Brasil são cedro (Cedrela spp) e mogno (Swietenia macrophylla) usado principalmente para madeira serrada, acabamento de interiores e móveis junto com ipê (Tabebuia spp.) e freijó / noz-brasileira (Cordia goeldiana) para madeira serrada, pisos, decks e móveis.

A expectativa é que 2020 seja o melhor ano para a indústria moveleira desde 2013. A forte demanda doméstica está prevista para 2020, além de aumentos contínuos na exportações.

Fonte: ITTO/Remade

Jooble Neuvoo