Voltar

Notícias

25
jan
2020
(INTERNACIONAL)
Produção de aglomerado de madeira na Rússia continua a crescer

Um relatório recentemente apresentado à Rede Global de Informações Agrícolas do Serviço Agrícola Estrangeiro do USDA prevê que a indústria de aglomerados de madeira da Rússia continuará aumentando a produção e as exportações em resposta à crescente demanda dos países europeus.

O relatório cita o Serviço Estatístico Federal da Rússia (Rosstat) ao reportar que o país produziu 1,4 milhão de toneladas métricas de pellets de madeira em 2018, um aumento de 4% em relação ao ano anterior. O crescimento foi modesto quando comparado ao aumento de 30% na produção experimentado entre 2016 e 2017. Entre janeiro e julho de 2019, Rosstat relatou que a produção de aglomerados de madeira atingiu 766.000 toneladas, um aumento de 121% quando comparado ao mesmo período de 2018.

O relatório, no entanto, também alerta que essas estatísticas podem não ser totalmente precisas. “Fontes da indústria … indicam que as estatísticas de produção ou pellets de madeira da Rosstat capturam principalmente fábricas de grande capacidade, enquanto instalações de tamanho médio e menores, que operam como parte de grandes fábricas, não relatam sua produção”, afirma o relatório, observando que Estima-se que a produção de pellets de madeira na Rússia esteja mais próxima de 1,8 milhão de toneladas por ano.

A Rússia exportou um recorde de 1,511 milhão de toneladas métricas de pellets de madeira em 2018, segundo o relatório. Aproximadamente 94% desse volume foi destinado a clientes na UE-28. Os principais destinos de exportação incluem Dinamarca, Suécia, Itália e Reino Unido. Esse nível de exportação faz da Rússia o terceiro maior fornecedor de pellets de madeira para a UE, depois dos EUA e do Canadá.

O relatório observa que os exportadores russos de pellets de madeira, desde 2017, são elegíveis para apoio do governo que ajuda a cobrir os custos de transporte. O relatório cita fontes da indústria que estimam que aproximadamente metade dos 3 bilhões de rublos (US $ 48,96 milhões) alocados pelo governo russo em 2018 para o apoio de exportadores envolvidos no processamento de madeira profunda cobrem até 80% dos custos de transporte dos exportadores. “Os especialistas acreditam que essa medida estimulará uma maior expansão do desenvolvimento dos produtores de aglomerados de madeira, atualmente orientados para a exportação”, afirmou o relatório.

O consumo doméstico de pellets de madeira na Rússia é estimado em 335.000 toneladas para 2019. O relatório explica que a demanda doméstica por pellets de madeira deverá permanecer baixa, pois atualmente não há fatores econômicos ou legislativos na Rússia que apoiem um crescimento significativo no consumo doméstico de madeira .

Uma cópia completa do relatório pode ser baixado a partir do USDA FAS GAIN website .

 

Fonte: Biomassmagazine (internacional)

ITTO Sindimadeira_rs