Voltar

Notícias

19
jan
2020
(MADEIRA E PRODUTOS)
Um olhar mais atento sobre a indústria de aglomerados de madeira

Os pellets de madeira são uma energia renovável? Em 2009, a União Europeia declarou os pellets de madeira como uma “escolha neutra em carbono” e em 2018 a EPA seguiu o exemplo. No entanto, os pellets são menos eficientes que os combustíveis fósseis. Para produzir a mesma quantidade de energia, os pellets de madeira liberam mais carbono que o carvão e o gás natural.

Enquanto isso, a exportação de pelotas está revitalizando a indústria madeireira da Carolina do Norte. O estado está prestes a se tornar o maior exportador de pellets de madeira dos Estados Unidos, que é o maior país exportador do mundo. Uma equipe de repórteres explorou a indústria de aglomerados de madeira no leste da Carolina do Norte. A série de três partes , apoiada por uma doação do The Pulitzer Center on Crisis Reporting e publicada no The News & Observer, analisa a conexão entre a economia de pellets de madeira e as mudanças climáticas; as políticas globais que impulsionam o desenvolvimento rural na Carolina do Norte; e a empresa Enviva, maior fabricante de pellets de madeira, que abriu quatro fábricas no estado nos últimos anos.

O repórter da Mongabay, Justin Catanoso, é co-autor da série e se junta ao apresentador Frank Stasio ao vivo no Triad Stage, em Greensboro, para compartilhar seus relatórios sobre a indústria de aglomerados de madeira. Ele também compartilha destaques de sua viagem à Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática de 2019, onde conversou com os líderes do Reino Unido sobre a indústria de aglomerados de madeira.

Fonte: Wunc (internacional)

ITTO Sindimadeira_rs