Voltar

Notícias

08
jan
2020
(MÓVEIS)
Em outubro, produção de móveis no RS aumentou 7,7 por cento

No total, foram elaboradas 8,9 milhões de peças no período. No acumulado do ano, a produção industrial no Estado foi superior ao registrado na indústria nacional

O relatório ‘Conjuntura e comércio externo do setor de móveis no Brasil,’ com dados de outubro e novembro, encomendado pela Associação das Indústrias de Móveis do Estado do Rio Grande do Sul (Movergs) e produzido pelo IEMI – Inteligência de Mercado, demonstra que a produção de móveis no estado do Rio Grande do Sul, no mês de outubro, foi de 8,9 milhões de peças, representando aumento de 7,7% em relação ao mês anterior.

No acumulado no ano, comparado com o mesmo período de 2018, a produção industrial no Estado cresceu 3,1%, resultado superior ao registrado na indústria nacional no mesmo período. Nos últimos 12 meses, a indústria gaúcha cresceu 4,0%, enquanto a indústria nacional se retraiu no mesmo período, de acordo com números do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Exportações

Diferentemente de outubro, quando as exportações recuaram 2,3%, em novembro a alta foi positiva com avanço de 10,1%, somando US$ 19,0 milhões. Os três estados da região Sul: Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná, juntos, foram responsáveis por 85,3% dos valores exportados no mês de novembro. O estado de São Paulo vem logo a seguir, com 10,5% dos valores exportados.

Quanto aos países de destino das exportações de móveis do Rio Grande do Sul em novembro, os Estados Unidos aparecem em primeiro lugar, com 18,0%; seguido pelo Uruguai, com 17,0%; e Peru, com 12,1%. Destaca-se também o crescimento de 81,7% da Colômbia em relação ao mês anterior.

Consumo aparente

Com relação ao consumo aparente de móveis no Estado, o volume foi de 8,0 milhões de peças em novembro, avanço de 9,8% em relação ao consumo que foi registrado no mês anterior. Na variação dos últimos 12 meses houve avanço de 0,5%.

Fonte: Por Rosângela Longhi | AdriSilva Agência de Conteúdo

Sindimadeira_rs ITTO