Voltar

Notícias

05
jan
2020
(INTERNACIONAL)
Canfor encerra acordo de US $ 981 milhões com a Great Pacific

 A gigante canadense de madeira Canfor encerrou seu acordo para tornar-se privada na Great Pacific Capital depois de não ter conseguido os votos necessários.


Em outubro, a Canfor concordou em vender suas ações restantes à Great Pacific Capital a um preço de US $ 16 por ação ordinária - ou cerca de US $ 981,6 milhões. A Great Pacific é de propriedade do bilionário canadense Jim Pattison, de 90 anos, que já possui 51% da Canfor. O acordo foi proposto pela primeira vez em agosto.

Mas agora, a empresa diz que o acordo está fora de questão.

Com o prazo final de 16 de dezembro, o voto dos acionistas minoritários necessário para aprovar o acordo não foi alcançado. Cerca de 45% dos votos das minorias eram a favor do acordo, que a empresa afirma estar abaixo da maioria exigida. Canfor permanecerá público.

Os desafios contínuos no setor de produtos florestais do Canadá, incluindo altos custos com toras, influenciaram o acordo de outubro. No mesmo mês, a Canfor reportou uma perda operacional de US $ 124 milhões no terceiro trimestre - em comparação com uma perda no segundo trimestre de US $ 49,7 milhões.

"Não se sabe quanto tempo as condições desafiadoras do setor podem persistir e incertas quando os resultados financeiros podem melhorar como resultado da racionalização da capacidade na Colúmbia Britânica", disse a empresa, que acrescentou que a oferta representa um valor justo de mercado.

Quando a oferta foi feita em agosto, a Great Pacific disse que a privatização seria uma grande ajuda para a empresa, ajudando a eliminar "despesas administrativas significativas" e que um investimento em dinheiro ajudaria a estabilizar a empresa.

A Canfor é uma empresa integrada de produtos florestais com sede em Vancouver, British Columbia, com interesses na British Columbia, Alberta, Carolina do Norte e do Sul, Alabama, Geórgia, Mississippi e Arkansas, bem como na Suécia com sua recente aquisição majoritária do Vida Group. A Canfor produz principalmente madeira serrada macia e também possui uma participação de 54,8% na Canfor Pulp Products Inc., que é um dos maiores produtores mundiais de celulose kraft de madeira macia branqueada no norte e um dos principais produtores de papel kraft de alto desempenho.

Canfor tem cortado a produção ultimamente. Em julho, a Canfor desligou uma serração da British Columbia e eliminou permanentemente um turno em outra. Em combinação com cortes anteriores e o desligamento de sua serraria Vavenby, a Canfor perderá 400 milhões de pés de tábua de madeira. A Canfor vendeu os direitos de corte de sua usina Vavenby para a Interfor em junho.
A Colúmbia Britânica - a maior província produtora de madeira do Canadá - exportou pouco mais de 514 milhões de pés de tábua para os EUA em outubro de 2018, abaixo dos 645 milhões de pés de tábua do mesmo período de 2017. Muitos líderes canadenses de madeira foram atingidos - incluindo West Fraser , Conifex e Interfor - e restringiu a produção de madeira. West Fraser e Canfor reduziram a produção mais de uma vez.

Todos citaram os mercados desafiadores da madeira serrada, altos custos de toras, restrições de fornecimento de toras, queda dos preços da madeira e tarifas de importação dos EUA como fatores.

As tarifas de importação de madeira serrada de madeira macia de cerca de 21% foram cobradas no Canadá no ano passado. A Associação Nacional de Construtores de Casas (NAHB) disse ao MarketWatch que essas tarifas estão reestruturando toda a cadeia de fornecimento global de madeira serrada - incentivando os compradores dos EUA a importar do exterior em vez de enviar madeira através da fronteira canadense.

Por Robert Dalheim

Fonte: woodworkingnetwork.com

Jooble Neuvoo