Notícias
Seja proativo para tirar proveito de acordos comerciais, diz especialista da indústria
O Vietnã tem a oportunidade de aumentar as exportações de produtos madeira a outros produtos a países membros do Acordo de Parceria Transpacífica (CPTPP). Esta foi a mensagem transmitida por Nguyễn Thị Thu Trang, Diretor do Vietnã Câmara de Comércio e Indústria da OMC e Centro de Integração.
Para aproveitar ao máximo as oportunidades, disse Nguyen Em Thu Trang, os produtos devem atender às regras do CPTPP de origem e conforme as normas sanitárias e fitossanitárias requisitos e atender aos padrões técnicos do país parceiro.
“Se não atendermos aos requisitos deles, não podemos utilizar as tarifas preferenciais que os países membros da CPTPP oferecem para nós."
Japão, Malásia, Cingapura, Austrália, Nova Zelândia e Chile são países nos quais o Vietnã tem acordos bilaterais ou acordos de livre comércio multilaterais com. O CPTPP cria outro tarifário preferencial para empresas que, dependendo em que o TLC oferece mais vantagens, deve escolher exportar abaixo, ela disse.
“Exportamos muito para os países membros do CPTPP, mas nossa a participação de mercado permanece modesta, por exemplo, de 2 a 2,9% importações de calçados e 0-6% das peças de vestuário e importações têxteis.
Ainda há muito mais espaço para as empresas vietnamitas aumentarem as exportações. “Canadá, México e Peru são países que Việt Nam não tem contrato de livre comércio com, portanto, o CPTPP oferece grandes oportunidades para empresas vietnamitas a acessar esses mercados por meio de tarifas preferenciais ”.
Fonte: ITTO/Remade
Notícias em destaque





