Notícias
De acordo com o relatório “Avaliação da Concessão Modelo no Peru ”, conduzido pela National Forest and Serviço de Vida Selvagem (SERFOR) com o apoio do Programa Florestal da USAID e Serviço Florestal dos EUA, após quase 20 anos desde que o atual modelo de concessão foi adotado no Peru apenas 56% das concessões alocadas estavam sempre operacionais.
O diretor executivo do SERFOR, Alberto Gonzáles-Zúñiga Guzmán, disse que esta avaliação será a força motriz das propostas de novos modos de operação para os aproximadamente 17 milhões de ha. de Produção Permanente da Floresta no Peru.
O relatório da concessão identificou que muitas áreas estavam abandonadas ou tem problemas administrativos que impedem elas se tornem operacionais.
O estudo, realizado em Ucayali, Loreto e Madre de Dios, recomenda que o tamanho das concessões no o futuro deve ser grande o suficiente, superior a 30.000 ha. para justificar o investimento e garantir a sustentabilidade.
O estudo também recomenda que as concessões não sejam menos de 40 anos e limites de diâmetro devem ser definidos espécies específicas e todas as áreas devem ter um Plano de Manejo Florestal para garantir a sustentabilidade.
Fonte: ITTO/Remade
Notícias em destaque





