Voltar

Notícias

26
nov
2019
(SETOR FLORESTAL)
Setor florestal de Mato Grosso busca mais acesso à UE

Cerca de 20 atores do setor florestal de Mato Grosso participaram de um workshop organizado pelo Centro das Indústrias Produtoras  e Exportadoras de Madeira do Estado do (CIPEM) em Cuiabá, no mês de outubro, sobre as perspectivas de aumentar o comércio com a UE.

O workshop foi o resultado de uma parceria entre o CIPEM e o Comércio Sustentável da Holanda, Iniciativa (IDH), assinada em abril de 2019.

No evento, o IDH apresentou dados sobre o setor florestal bem como cenários de exportação e regras comerciais para fornecimento para os principais compradores na UE.

Segundo o IDH, o Brasil tem capacidade para negociar em torno de 40% de toda a madeira consumida no mundo, dada a sua abordagem ao manejo florestal sustentável e ao fato de que o país tem as maiores áreas de floresta tropical do planeta - mas produz apenas 10%. O IDH indicou que a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA)  Sistema de Comercialização e Transporte de Produtos  Fprestais (SISFLORA) estejam alinhados com os requisitos da UE.

Fonte: ITTO/Remade

Sindimadeira_rs ITTO