Voltar

Notícias

19
nov
2019
(MANEJO)
ICMBio lança Guia para manejo florestal comunitário

Publicação une conhecimento tradicional, técnico e científico com as normas estabelecidas para o manejo sustentável da floresta.

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) acaba de lançar o Guia para o Manejo Florestal Comunitário em Unidades de Conservação de Uso Sustentável na Amazônia.O guia foi elaborado pela equipe da Coordenação Geral de Populações Tradicionais, pertencente à Diretoria de Ações Socioambientais e Consolidação Territorial do ICMBio. A publicação orienta a elaboração participativa de Planos de Manejo Florestal Sustentável Comunitário em Unidades de Conservação de Uso Sustentável na Amazônia (Reservas Extrativistas, Reservas de Desenvolvimento Sustentável e Florestas Nacionais) de forma a unir o conhecimento tradicional, técnico e científico com as normas estabelecidas para o manejo sustentável da floresta.

O material apresenta informações necessárias sobre o assunto, normativas, planejamento, técnicas adequadas para uso sustentável da floresta aliado aos princípios de conservação e comercialização dos produtos florestais.

“A venda da madeira de forma legalizada é geração de renda para as populações tradicionais e uma forma de dar dinamismo econômico para a região”, afirma o presidente do ICMBio, Homero Cerqueira. Acesse aqui o Guia para o Manejo Florestal Comunitário.

Fonte: Redação CicloVivo

Jooble Neuvoo