Voltar

Notícias

07
nov
2019
(GERAL)
Árvore “milagrosa” pode combater destruição das florestas

"Essas árvores podem crescer muito rapidamente em solos muito, muito pobres"

Uma árvore milagrosa que pode ajudar a combater a destruição das florestas. Esse é o objetivo de um projeto que busca convencer os pequenos agricultores de que as árvores de um gênero chamado "inga" podem ser a chave para um negócio lucrativo e uma vida decente. "O Inga é uma espécie de árvore ou superárvore milagrosa, porque algumas espécies dessa família podem fazer coisas incríveis", disse Toby Pennington, professor de diversidade de plantas tropicais e biodiversidade da Universidade de Exeter, na Inglaterra. "Essas árvores podem crescer muito rapidamente em solos muito, muito pobres, mesmo em solos degradados devido ao desmatamento", completa. 

O gênero inclui mais de 300 espécies e faz parte da família das leguminosas, as plantas que fixam nitrogênio atmosférico no solo. "Mas mesmo dentro das leguminosas, essas árvores têm uma taxa de crescimento fantástica", disse Pennington à BBC.

As espécies de Inga podem ser encontradas em toda a bacia amazônica, para que possam ser uma poderosa arma regional contra o desmatamento. Pennington disse que as culturas plantadas sob essas árvores requerem pouco fertilizante, devido não apenas à capacidade das espécies de inga de fixar nitrogênio, mas também à abundante produção de folhas que caem no chão, oferecendo cobertura e matéria orgânica. 

O cientista estuda essas árvores há mais de duas décadas e participa de um projeto que busca promover os benefícios dessas árvores para pequenos produtores na floresta do sul da Amazônia, na fronteira do desmatamento conhecida como "arco da destruição".

Fonte: Por: Agrolink -Leonardo Gottems

Neuvoo Jooble