Voltar

Notícias

07
nov
2019
(TECNOLOGIA)
Nestlé amplia esforços para monitorar florestas com tecnologia de radar

Nestlé amplia esforços para monitorar florestas com tecnologia de radar acessível ao público

A Nestlé juntou-se hoje a uma coalizão de grandes produtores e compradores de óleo de palma para apoiar e financiar o desenvolvimento de um novo sistema de monitoramento florestal através de radares, conhecido como Alertas por Radar para Detecção de Desmatamento (RADD, na sigla em inglês), acessível ao público.

Desde o final de 2018, a Nestlé monitora 100% de suas cadeias globais de fornecimento de óleo de palma usando o Starling, sistema de monitoramento por satélites ópticos e radares, o que permite empresa gerencie riscos e desenvolva estratégias de intervenção de campo para promover mudanças.

A decisão tomada hoje é um passo à frente na realização do compromisso de desmatamento da Nestlé, que assim contribui para a transformação do setor por meio de um sistema de monitoramento acessível ao público. Desenvolvido pela Universidade Wageningen e pela Satelligence, e facilitado pelo World Resources Institute, o RADD é o primeiro sistema de monitoramento baseado em radar dessa escala que disponibilizará alertas de desmatamento publicamente. Os alertas estarão disponíveis no Global Forest Watch e no Global Forest Watch Pro.

"Adotamos uma abordagem integrada para lidar com os riscos do desmatamento, combinando ferramentas como certificação, mapeamento da cadeia de fornecimento, inspeção local e monitoramento por satélite", afirma Benjamin Ware, diretor Ggobal de Fornecimento Responsável da Nestlé. "Estamos felizes de poder apoiar o desenvolvimento de um sistema de monitoramento florestal como o RADD, que trará responsabilidade e transparência para todo o setor".

O sistema aberto permitirá que empresas, governos, organizações da sociedade civil e outros atores da sociedade monitorem as florestas utilizando os mesmos padrões de informação.

A Nestlé está comprometida em ter produtos livres de desmatamento no médio prazo. Em abril de 2019, 77% das principais commodities agrícolas que a Nestlé compra, incluindo óleo de palma, foram atestadas como livres de desmatamento. Esse número ultrapassará 90% até o final de 2020. A Nestlé continuará a trabalhar com pequenos agricultores e grandes fornecedores para estar perto de 100% livre de desmatamento nos próximos três anos.

Sobre a Nestlé
É a maior empresa de alimentos e bebidas do mundo. Está presente em 190 países e seus 308 mil colaboradores estão comprometidos com o propósito da Nestlé de melhorar a qualidade de vida e contribuir para um futuro mais saudável. A Nestlé oferece um amplo portfólio de produtos e serviços para cada etapa de vida das pessoas e de seus animais de estimação. Suas mais de 2000 marcas variam dos ícones globais, como Nescafé ou Nespresso aos favoritos locais como Ninho. O desempenho da empresa é impulsionado por sua estratégia de Nutrição, Saúde e Bem-Estar. Sua Sede fica na cidade suíça de Vevey, onde foi fundada há mais de 150 anos. No Brasil, instalou a primeira fábrica em 1921, na cidade paulista de Araras, para a produção do leite condensado Milkmaid, que mais tarde seria conhecido como Leite Moça. A empresa tem unidades industriais localizadas nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Goiás, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Espírito Santo. Emprega 32 mil colaboradores diretos e gera outros 200 mil empregos indiretos. A Nestlé Brasil está presente em 99% dos lares brasileiros, segundo pesquisa realizada pela Kantar Worldpanel.

Regina Valente
+ 55 11 9.9907-1554
nestle@fsb.com.br

Fonte: FSB COMUNICAÇÕES

Jooble Neuvoo