Voltar

Notícias

04
nov
2019
(QUEIMADAS)
Gel vegetal pode prevenir incêndios florestais

Material está em fase de testes na Califórnia

Com base de celulose, um novo gel pode ser um eficiente instrumento para evitar incêndios florestais. O fluído não é tóxico e pode ser pulverizado com equipamentos agrícolas ou aviões, protegendo a vegetação por meses.

Desenvolvido por engenheiros florestais, o gel é composto principalmente por material vegetal e, mesmo com chuva, vento e sol, segue aderido às plantas, garantindo sua proteção. “Com isso, o combate a incêndios florestais pode ser muito mais preventivo e menos reativo”, explica o engenheiro de materiais Eric Appel, da Universidade de Stanford. “Hoje nós monitoramos as áreas propensas à incêndios e quando eles começam, corremos para apagar”.

Além de prevenir incêndios em áreas suscetíveis ao fogo, a pulverização do material também pode auxiliar no combate a um incêndio que já começou.

Existem no mercado outras substâncias que impedem que o fogo se espalhe, mas por não aderirem tão bem à vegetação ou perderem água rapidamente, sua eficiência é limitada. “Não temos hoje uma ferramenta que se compare a esta”, diz Alan Peters, chefe do Departamento de Silvicultura e Proteção contra Incêndios da Califórnia (CalFire).

O gel está sendo testado pela CalFire e os resultados têm sido positivos. A Califórnia, sofre com incêndios florestais constantes e a expectativa é que, com bons resultados na região, o gel se torne uma nova e eficiente ferramenta de combate e prevenção ao fogo em outras regiões do mundo. Com as mudanças climáticas, o número de incêndios deve aumentar e novas maneiras de se enfrentar este problema são importantes.

Para saber mais, clique aqui.

 

Fonte: Por Natasha Olsen - Ciclo Vivo

Jooble Neuvoo