Voltar

Notícias

02
nov
2019
(MADEIRA E PRODUTOS)
Chega ao Brasil aplicativo para automatizar a contagem de madeira

Com a tecnologia é possível incluir o nome do operador, qual o tipo de madeira, qual o número do lote, inclusive qual o diâmetro da madeira que está sendo contada, entre outras diversas soluções

Trata-se de um software que usa da tecnologia de Visão Computacional e Machine Learning para automatizar a contagem de madeira. Por meio de diversas fotos, formando uma vasta biblioteca, ensina-se o aplicativo a reconhecer o produto, neste caso a madeira, contá-lo e diferenciá-lo de outra espécie.

Esta tecnologia foi desenvolvida por Dynamic Ventures, uma empresa localizada no berço da tecnologia e start-ups: Vale do Silício, na Califórnia. Local sede de empresas como Facebook, Google, Apple, Samsung, Netflix, Amazon, dentre outras.

Por meio dessa tecnologia foi criado o aplicativo CountThings, disponível para Windows, iOS e Android. O aplicativo conta com mais de 300 modelos de contagem, chamados templates, que são nada mais que um algoritmo com diversas fotos-exemplo por trás e que foi ensinado a reconhecer e contar os padrões. E existem todos os templates imagináveis, não só madeiras: Toras de madeira de todos os formatos, sarrafos, tábuas, volume de madeiras, chapas, andaimes, tubos plásticos e conexões, ovos de peixes, células, vergalhões e aços, garrafas, lápis e por aí vai.

Funciona da seguinte maneira: o usuário seleciona ou captura a foto (ou o vídeo) que deseja contar, seleciona o template adequado (por exemplo, madeira) e então clica no botão contar. Pronto! Em questão de segundos o software conta cada madeira da foto ou vídeo, etiqueta-o com um número para que possa ser feita uma verificação, caso desejado, e o total de madeiras naquela foto ou vídeo.

Também é possível editar as etiquetas após terem sido criadas pelo software, podendo ser adicionadas, excluídas ou reposicionadas. Mas o que fazer então com esse número de madeiras contado pelo aplicativo?

O software possui um recurso de criar formulários personalizados, de modo que você pode incluir o nome do operador, qual o tipo de madeira, qual o número do lote, qual o diâmetro da madeira que está sendo contada (podendo calcular inclusive o volume das madeiras contadas), além de data, hora e até localização por GPS. Esse formulário pode ser salvo para que possa ser comprovado a contagem posteriormente e ainda pode gerar arquivos CSV, que convertidos para Excel geram uma planilha que organiza todas as informações obtidas nas contagens feitas.

Você pode pensar que toda essa tecnologia tem um custo muito elevado, mas está enganado. Como a biblioteca é vasta e atende vários tipos de clientes, o custo dessa tecnologia é difundido num volume grande de clientes. O custo da licença do app é de 100 dólares americanos por mês ou mil dólares por ano – muito menos do que um salário mínimo por mês. Tudo isso graças à vasta biblioteca e volume de clientes.

No Brasil, a empresa de softwares L2VM – Conte conosco, é a representante oficial do aplicativo e fornece toda a assistência necessária em português, pelo mesmo preço dos EUA.

Além disso são fornecidas licenças gratuitas para testes, de modo que o cliente só precisa assumir compromisso quando ver de fato a contagem em prática e funcionando.

Quer testar? Você pode entrar em contato através do e-mail contato@L2VM.com.br ou pelo WhatsApp (31) 99113-7953.

Fonte: Madeira Total

Neuvoo Jooble