Notícias
Qual a melhor forma de tratar a floresta ? Podemos fazer mais que a natureza? O que a natureza nos ensina? Palestrantes de diferentes continentes se reuniram para apresentar suas experiências e discutir o quanto é possível se aproximar e conhecer mais sobre a dinâmica natural do comportamento das florestas nativas e plantadas.
As experiências tomaram como base o conceito close-to-nature que visa fazer o manejo com o mínimo de intervenção humana necessária visando acelerar o processo que a natureza poderia fazer por ela mesmo de forma mais lenta, ou seja uma auto regulação das florestas.
Entre as tendências atuais da silvicultura estão o desenvolvimento de práticas de base ecológica com condução de regeneração natural e de plantios de base tecnológica. De acordo com pesquisadores, o resultado dessas experiências mostra que a melhor alternativa varia de continente para continente e de região para região.
Toshiaki Owari, da Universidade de Tokyo, Japan, utiliza tecnologias geoespaciais no manejo florestal que permitem uma visão mais completa sobre a floresta a fim de alcançar o padrão de manejo close-to-nature.
Com o uso de tablets é possível receber informações geradas pelas fotos áreas feitas por drones e comparar ao longo dos anos o comportamento das florestas manejadas.
“Essas informações nos ajudam a decidir qual a melhor forma de uso desses recursos”.
Para Owari, as florestas devem ser tratadas como a medicina trata seus pacientes, com o uso de tecnologias inovadoras que podem contribuir para um manejo florestal mais próximo do processo natural de regeneração das florestas.
Fonte: Embrapa - Por Celulose Onlineoutubro
Notícias em destaque





