Voltar

Notícias

22
out
2019
(INTERNACIONAL)
Crescente influência da Holanda no comércio de madeira tropical da UE

Tradicionalmente, a Holanda desempenha um papel importante como impulsionadora da demanda de madeira tropical na UE. Além do consumo relativamente grande de madeira para obras de proteção da água e uma preferência de longo prazo pelo meranti asiático para caixilhos das janelas, os Países Baixos atuam como um centro de distribuição de produtos de madeira tropical para outras partes da UE. O governo holandês e o setor privado também foram influentes no desenvolvimento de práticas de compras ambientais em todo o continente.

Essa influência deve continuar, já que a Holanda tem sido um dos poucos pontos positivos para as importações de madeira tropical na Europa nos últimos dois anos. Ao mesmo tempo, comerciantes e agências holandeses, notadamente a iniciativa comercial sustentável holandesa IDH, principal patrocinadora da Coalizão Europeia Sustentável de Madeiras Tropicais (STTC), continuam apoiando a políticas de longo alcance destinadas a garantir que importadores e compradores na UE dê preferência aos produtos certificados pelo FSC e PEFC.

Para as importações diretas, a Holanda é o quarto maior importador de produtos de madeira tropical na UE, depois do Reino Unido, Bélgica e França. Em 2018, os Países Baixos representaram 12,8% de todas as importações da UE de produtos à base de madeira nos Capítulos 44 (Madeira) e 94 (Móveis) do sistema harmonizado internacionalmente (SH) de códigos de produtos, contra 12,3% no ano anterior.

Fonte: ITTO/Remade

Neuvoo Jooble