Voltar

Notícias

19
out
2019
(INTERNACIONAL)
Primeiro certificado de legalidade da madeira emitido em Mianmar

O Comitê de Certificação Florestal de Mianmar (MFCC) anunciou que o primeiro Certificado de Legalidade do MTLAS foi emitido fornecendo detalhes sobre o remetente, o tipo de produtos e espécies, entre outros detalhes. Veja: http://www.myanmarforestcertification.org/certificates/

Barber Cho, secretário do MFCC, disse que chegar a esse pontofoi o resultado de dois anos de trabalho duro. Cho continuou dizendo que o MFCC construiu um MTLAS confiável com recursos limitados.

Nos últimos dois anos, o Comitê de Certificação e apoiadores compilaram o padrão de certificação e forneceu treinamento aos auditores para os organismos de certificação.

Atualmente, o MFCC reconhece três organismos de certificação e em breve anunciará a aprovação de outras pessoas.

O grande desafio daqui para frente é a acreditação em Myanmar. O Departamento de Pesquisa e Inovação (DRI) do Ministério da Educação é atualmente o funcionário Organismo de Acreditação, mas o DRI ainda não é membro do Fórum Internacional de Acreditação (IAF).

A IAF é a associação mundial de conformidade dos Organismos de acreditação de avaliação e outros organismos interessados na avaliação da conformidade nos campos dos sistemas de gestão, produtos, serviços, pessoal e outros programas similares de avaliação da conformidade.

Como o DRI não é credenciado pela IAF, ele tem pouca posição internacional no credenciamento de Mianmar organismos de certificação. Como medida provisória, o MFCC assumiu o papel de organismo de acreditação, mas é a prioridade MFCC para resolver esse problema de credenciamento.

Com a emissão do primeiro certificado de legalidade MTLAS, Cho, em nome do MFCC, registrou a gratidão a PEFC, que prestou assistência no desenvolvimento do processo de certificação de legalidade em Mianmar. O MTLAS processo começou em 2009 e o PEFC começou a fornecer assistência em 2017/18 para a qual todos em Mianmar estão gratos.

O MTLAS é um esforço exclusivo de Mianmar, mas construiu sobre as experiências de outros países e o PEFC especialização em capacitação no MFCC, treinamento auditores e introdução da cadeia de custódia do PEFC sistema. O MFCC espera ansiosamente por mais cooperação com o PEFC para fortalecer e promover as relações de Mianmar com a silvicultura e produtos de madeira.

O MFCC prevê que, assim que o credenciamento resolvido o problema, os certificados MTLAS serão beneficiados importadores da UE na satisfação da diligência devida requisitos do EUTR. Cho disse que está bem ciente de que há muito o que fazer para superar as preocupações sobre alegações de corrupção em Mianmar, sobre a melhoria transparência e uma série de outras questões domésticas de preocupação para a comunidade internacional.

Fonte: ITTO/Remade

ITTO Sindimadeira_rs