Voltar

Notícias

03
out
2019
(GERAL)
Serraria reduz em 7% consumo de energia elétrica

Sistema de automação com inversores de frequência da Danfoss aumentou em 12% rendimento da caldeira

Localizada em Rio Negrinhos (SC) em um parque fabril de 2,5 mil m², a Comércio e Representações Katzer faz o beneficiamento e a secagem de madeira como insumo para fabricantes de móveis. A serraria tem em seu processo produtivo uma caldeira, responsável pela secagem de madeira e com capacidade de produção de quatro toneladas/hora que utilizava lenha como fonte de calor, sem controle de fluxo de entrada de oxigênio ou de exaustão. Apesar de ser um sistema funcional, esta caldeira gerava vapor em baixo rendimento, o que onerava sua produção em função de baixa estabilidade e desempenho.

Buscando aumentar o desempenho da caldeira, a Katzer recorreu a WD Automação Industrial, empresa com atuação no segmento eletroeletrônico com foco principal na indústria papeleira e de base florestal. A WD Automação desenvolveu um software de controle dotado de um Controlador Lógico Programável (CLP) e quatro inversores de frequência Vacon® 100 da Danfoss. Dois inversores de frequência foram aplicados para entrada de biomassa, um para controle da combustão primária e um para retirada de gases da combustão. Todos os inversores da Danfoss são interligados e controlados via CLP por uma rede de comunicação Profinet.

A implantação do sistema de automação com inversores de frequência da Danfoss reduziu em 8% o tempo de secagem da madeira e em 7% o consumo de energia elétrica, além de proporcionar uma maior estabilidade no processo, com aumento de 12% no rendimento da caldeira e da produtividade do sistema, que tinha calor como insumo.

“A utilização dos inversores de frequência Vacon 100 da Danfoss no sistema de controle de admissão e vazão foi fundamental para a obtenção de benefícios como eficiência energética, redução de custos e aumento de produtividade”, comenta Gustavo Katzer, diretor da Comércio e Representações Katzer.

Sobre a Danfoss

A Danfoss desenvolve tecnologias avançadas que nos permitem construir um amanhã melhor, mais inteligente e mais eficiente. Nas cidades em crescimento, asseguramos o fornecimento de alimentos frescos e o melhor conforto em nossas casas e escritórios, atendendo à necessidade de infraestrutura eficiente em energia, sistemas conectados e energia renovável integrada. Nossas soluções são usadas em áreas como refrigeração, ar condicionado, aquecimento, controle de motores e máquinas móbeis. Nossa engenharia inovadora remonta a 1933 e hoje a Danfoss ocupa posições líderes no mercado, empregando mais de 28 mil e atendendo clientes em mais de 100 países. Somos uma empresa privada controlada pela família fundadora. Leia mais sobre nós em www.danfoss.com.br.

Fonte: pressaporter

Jooble Neuvoo