Voltar

Notícias

01
out
2019
(EVENTOS)
Evento contextualiza papel do setor florestal nos objetivos do desenvolvimento sustentável

Encontro promovido pela Rede Mulher Florestal faz parte da programação paralela do IUFRO 2019, maior congresso de pesquisa florestal do mundo, que acontece pela primeira vez na América Latina

A Rede Mulher Florestal, com o apoio da CMPC e da Embrapa Florestas, promove no dia 02 de outubro, das 12h às 14h, o evento “Florestas e ODS: experiências e perspectivas”, que integra a programação paralela do XXV Congresso Mundial da União Internacional de Organizações de Pesquisa Florestal (IUFRO), maior congresso de pesquisa florestal do mundo, que começou no dia 29 de setembro em Curitiba (PR), na Expo Unimed.

Para Fernanda Rodrigues, presidente do conselho diretor da Rede Mulher Florestal, esses eventos paralelos trazem a oportunidade de se apresentar e discutir o papel das florestas e a contribuição das empresas de base florestal e outras organizações vinculadas ao tema em contextos abrangentes, como a adoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Segundo ela, diferentes organizações têm desenvolvido ações que contribuem para os ODS, gerando benefícios sociais, ambientais, econômicos e impactando na qualidade de vida das pessoas e no crescimento rural e urbano sustentáveis.

“Queremos abordar algumas dessas iniciativas de sucesso, mostrando como instituições ligadas ao setor de base florestal e organizações da área florestal estão desempenhando um papel relevante nas questões relacionadas aos Objetivos, incluindo o ODS 5, que trata da igualdade de gênero. Esperamos, assim, fomentar novas iniciativas e estimular o engajamento de outras organizações, e o IUFRO, que acontece pela primeira vez na América Latina, é um excelente espaço para isso”, garante.

Programação

O evento paralelo “Florestas e ODS: experiências e perspectivas” terá cinco apresentações. Mariana Schuchovski, que faz parte do conselho diretor da Rede Mulher Florestal, ficará responsável pela abertura, bem como pela palestra “A Rede Mulher Florestal e a busca pela equidade de gênero”.

A programação traz, ainda, Nicolas Gordon, do CMPC Chile, falando sobre o “Roadmap dos ODS no setor florestal”; Ivone Namikawa, da Klabin S.A., com a palestra “O papel do setor privado florestal no alcance das ODS – case Klabin: exemplos ODS 13, 15 e 17”; Fausto Rodrigues Alves de Camargo, da Suzano S.A., apresentando o case “Protagonismo e liderança feminina em projetos sócio ambientais apoiados pela Suzano S.A.”; e a participação de representante da Embrapa Florestas para falar do trabalho do órgão com relação aos objetivos propostos pela ONU.

Após as palestras, os participantes serão convidados para um debate, mediado pela Embrapa Florestas. Os interessados em participar desse evento paralelo deverão preencher o formulário neste link.

Exposição Fotográfica

Para ilustrar um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, o ODS 05, que fala sobre Igualdade de Gênero, a Rede Mulher Florestal está coordenando uma mostra voluntária de fotografias com o tema “Mulheres na Floresta”. O objetivo é levar a um público mais amplo a percepção a respeito do tema. Foram selecionadas 30 imagens que estão em exibição no espaço de Exposição do Congresso.

Fonte: Por Maureen Bertol para Rede Mulher Florestal

Jooble Neuvoo