Notícias
A importação de toras nos primeiros seis meses foi de 1.332.321 cbms, 1,9% a menos que no mesmo período do ano passado. A importação de madeira foi de 839.675 cbms, 21,6% menor.
As toras dos EUA são 857.809 cbms, 4,1% a menos e do Canadá são 474.512 cbms, 2,2% a mais. O total de toras de Douglas caiu para 1.201.791 cbms, 3,8% a menos. Os preços de exportação dos troncos de abeto de Douglas dos EUA caíram para o nível normal devido aos altos preços em 2018, mas o volume não aumentou.
Enquanto isso, os preços do abeto Douglas canadense continuaram altos, mas a demanda das fábricas de compensado no Japão foi forte e a oferta aumentou, de modo que as chegadas aumentaram. Um grande fornecedor no Canadá interrompeu o fornecimento por um mês em agosto, mas com amplo estoque, o fornecimento para o segundo semestre parece ser suficiente, mas os altos preços das exportações de toras podem reduzir a demanda e, portanto, o volume no segundo semestre pode diminuir.
O fornecimento de toras de cicuta, cedro e cedro amarelo aumentou, mas isso depende da rotação da remessa de toras do Alasca e não há mudança na demanda, exceto a cicuta à qual a Tanimoto Lumber em Hiroshima parou de cortar toras de cicuta, para que a demanda futura de toras de cicuta diminuísse.
Na importação de madeira, todas as três principais espécies de FPS, abeto Douglas e cicuta diminuíram. A importação de madeira serrada SPF caiu no primeiro semestre com a queda dos preços de exportação e a queda na demanda de unidades de aluguel.
A demanda se recuperou no terceiro trimestre e os preços de exportação caíram, mas pelo deprimido mercado norte-americano de madeira serrada, muitas serrarias reduzem a produção ou a paralisação, para que a oferta permaneça apertada, apesar de mais pedidos de compra.
A oferta de madeira de abeto de Douglas diminuiu um pouco, mas a oferta de cicuta diminuiu acentuadamente. A demanda por cicuta diminuiu por fornecimento instável. O mercado desacelerou com o excesso de oferta, de modo que o principal fornecedor do Canadá encerrou a usina por um mês em março e abril para reduzir o fornecimento, e a mesma usina entrou em greve em julho, de modo que a oferta de outono é instável, mas o estoque atual no Japão é satisfatório.
Fonte: ITTO/Remade
Notícias em destaque





