Voltar

Notícias

22
set
2019
(MÓVEIS)
Queda na produção de móveis em junho, mas dados semestrais permanecem positivos

A Associação da Indústria Moveleira do Rio Grande do Sul (Movergs) apresentou recentemente os resultados de sua pesquisa do setor moveleiro no Rio Grande do Sul. A pesquisa abrange o comércio varejista, a indústria e a criação de empregos.

No geral, as vendas de móveis em junho caíram, pois o número de peças vendidas caiu 9,7% em relação a maio e a receita do varejo também caiu (-10%). O recente declínio reverte um período ininterrupto de expansão que começou em fevereiro deste ano. No entanto, devido aos bons resultados de vendas até maio, o crescimento nas vendas no primeiro semestre de 2019 aumentou 3,2% ano a ano.

Em termos de produção, junho registrou queda de 11% em relação a maio. Apesar disso, nos primeiros seis meses de 2019, o declínio geral da produção foi de apenas 1,2% em relação ao primeiro semestre de 2018, mas as receitas obtidas pela indústria de móveis cresceram 7,5% nos primeiros meses de 2019.

A produção de móveis no Rio Grande do Sul mostrou altos e baixos. No primeiro trimestre, houve dois meses de quedas consecutivas (fevereiro e março). Os meses de abril e maio mostraram crescimento, mas isso foi revertido em junho, o pior mês do ano até agora.

Devido à desaceleração, a criação de empregos no setor caiu em junho e, em comparação com o primeiro semestre de 2018, houve uma queda de empregos no primeiro semestre.

Fonte: ITTO/Remade

Sindimadeira_rs ITTO