Voltar

Notícias

14
set
2019
(INTERNACIONAL)
CFB solicita um fundo de US $ 700 MM para reativar o setor florestal

A Câmara Florestal Boliviana (CFB) propôs ao Governo Nacional a criação de um fundo de recuperação econômica de US $ 700 milhões, que permitirá à reativação desse setor aumentar a produção de 1,3 milhão para 5 milhões de metros cúbicos (m3). de madeira por ano.

O Governo Nacional, por meio da Autoridade de Controle e Controle de Florestas e Terras (ABT), comprometeu-se a construir uma agenda de trabalho para analisar a proposta composta por cinco pontos.

O gerente do CFB, Jorge Ávila, informou que a proposta permitirá a reativação dos diferentes atores que compõem a atividade florestal na Bolívia, como os responsáveis pelo planejamento, utilização, transformação primária e secundária, carpintaria e indústria de móveis e, Finalmente, marketing.

Segundo Ávila, a criação do fundo de reativação, por meio do Banco de Desenvolvimento Produtivo (BDP), permitiria financiar o capital das operações e a reconversão tecnológica das unidades produtivas que fazem parte dessa atividade.

Com esse financiamento, considera possível atingir, em cinco anos, 5 milhões de m3 de produção de madeira por ano, além de gerar um mercado interno no valor de 450 a 500 milhões de dólares por ano, um mercado externo de 1,2 bilhão e criar aproximadamente 250 mil empregos.

"O renascimento do setor florestal boliviano ou madeireiro é o primeiro a recuperar a demanda doméstica", explicou.

A proposta da Câmara incorpora a criação de um Regime Florestal Unificado que permite a tributação de maneira simplificada uma vez por ano.

A proposta é criar uma política de plantações florestais industriais.

HÁ COMPROMISSO DO GOVERNO

Segundo um boletim oficial, o diretor da ABT, Cliver Rocha, expressou sua vontade de apoiar a reativação do setor florestal e, juntamente com o ministro do Governo, Carlos Romero, que participou da reunião com o CFB, viabilizou a proposta.

Eles se comprometeram com a construção de uma agenda, com os respectivos esquemas temáticos, para a execução de tabelas técnicas que permitam consolidar uma proposta de desenvolvimento integral das florestas.

Segundo dados da ABT, atualmente existem 10,1 milhões de hectares sob manejo florestal, no entanto, Ávila acredita que a Bolívia tem um potencial de 20 milhões de hectares.

Joshua Hinojosa

Fonte: The Times

Sindimadeira_rs ITTO