Voltar

Notícias

06
set
2019
(SILVICULTURA)
Irlanda vai plantar 440 milhões de árvores até o ano de 2040

Meta inclui 22 milhões de novos plantios por ano.

Mais um país assume compromisso com a reflorestação de suas terras. Desta vez, é a Irlanda que está planejando plantar 440 milhões de árvores. A meta é chegar a, pelo menos, 22 milhões novos plantios por ano.

De longo prazo, o plano tem 20 anos para ser concluído e integra a estratégia de ação climática do governo. Outras medidas incluem a transição para carbono zero até 2050. Para isso, são previstos novos impostos sobre carbono, aumento de investimentos em energia renovável e mudança no uso da terra e na agricultura. O último item é um indício que a Irlanda está atenta às recomendações do IPCC.

A gestão já organiza reuniões por todo o país para incentivar as comunidades a apoiar as metas, reconhecendo que um ponto crucial é convencer os agricultores a destinar parte de suas terras ao plantio de novas árvores.

“O plano de ação climática compromete-se a fornecer uma expansão do plantio florestal e do manejo do solo para garantir que a redução de carbono do uso da terra seja entregue no período de 2021 a 2030 e nos anos posteriores”, afirmou um porta-voz do Departamento de Comunicações da Irlanda, Ação Climática e Meio Ambiente, ao jornal The Irish Times.

O país também quer reduzir o uso de transportes poluentes e fortalecer alternativas limpas, inclusive, aumentando a frota de veículos elétricos para um milhão até 2030.

Além de todas as vantagens ambientais, a decisão de aumentar as florestas tende a embelezar ainda mais este gélido país já composto por grande vegetação, montanhas e praias – sendo que nenhuma parte da Irlanda está a mais de 110 km do mar.

Marcia Sousa

Fonte: Ciclo Vivo

Jooble Neuvoo