Voltar

Notícias

06
set
2019
(GERAL)
Concessão florestal ferramenta eficaz para uso sustentável de florestas públicas

O Serviço Florestal Brasileiro (SFB) e a Madeflona Industrial Madeireira Ltda. assinaram recentemente um contrato de concessão de floresta da Unidade de Manejo Florestal IV na Floresta Nacional Jamari, no Estado de Rondônia. Funcionário salientou que essas parcerias são uma das mais eficazes ferramentas para a preservação e uso sustentável de florestas públicas, pois evitam a invasão e ajudam combater atividades ilegais.

A área total de floresta concedida foi de 32.294 hectares. A empresa, que venceu um processo de licitação em 2018, será capaz de explorar a área por 40 anos. Colheitas serão limitadas a árvores com mais de 50 cm de diâmetro e a empresa planeja desenvolver a colheita e ecoturismo produtos florestais não-madeireiros.

A empresa estima anualmente uma receita que pode chegar a R $ 2,2 milhões.

Atualmente, cerca de um milhão de hectares de florestas foram concedidas a dez empresas por 40 anos. Segundo o SFB, o objetivo é alocar 4 milhões de hectares como concessão florestal até 2022 nos estados do Amazonas, Amapá e Pará e estima-se que cerca de 25.000 empregos diretos e indiretos seriam gerados.

O contrato da concessão florestal autoriza a exploração uso controlado de madeira e outros produtos florestais, mas não permite acesso a recursos genéticos, uso de água recursos, exploração de recursos minerais, pesca ou vida selvagem ou comercialização de créditos de carbono.

O título da terra permanece com o governo para o período de concessão, pois o concessionário só tem direito a gestão florestal. Além disso, a comunidade local é garantido o acesso à área de concessão.

Fonte: ITTO/Remade

ITTO Sindimadeira_rs