Voltar

Notícias

05
jul
2019
(INTERNACIONAL)
Vietnã importa quase 10 milhões de m³ de madeira em 2018

Vietnã está aumentando suas importações de madeira de mais de 100 países para atender às demandas da rápida expansão setor no país.

Em 2018, a indústria de processamento de madeira do Vietnã importou madeira em toras equivalente a quase 10 milhões de m3 que forneceu cerca de 25% do total de insumos requeridos pela indústrias domésticas. O valor desta matéria prima foi de US $ 2,34 bilhões em 2018, um aumento de 7% em relação a 2017.

O VPA UE / Vietname / FLEGT deverá ser implementado em breve de acordo com analistas que dizem que isso é esperado para gerar muitas oportunidades de exportação para fabricantes nacionais.

No entanto, a implementação desafiará o fornecimento de matérias-primas de madeira como o Vietnã ainda depende de importações dos chamados países de “alto risco” em termos de verificação da legalidade.

A maioria dos produtos de madeira acabados produzidos no Vietnã são exportados para mercados desenvolvidos, como os EUA, a UE, Japão e Coréia do Sul, portanto, devem atender às exigências legais e requisitos técnicos desses países. Isso pode ser alcançado pelo uso de material doméstico, como acácia, eucalipto e seringueira.

Entre os 15 principais países fornecedores de madeira em bruto existem7 fontes de alto risco em termos de legalidade e atualmente responsável por uma alta proporção das importações de madeira do Vietnã.

A implementação do VPA também impactará as importações de espécies preciosas de alto valor usadas principalmente para consumo e importados de países com fraco manejo florestal e aplicação da lei.

Fonte: ITTO/Remade

ITTO Sindimadeira_rs