Notícias
Com o objetivo de fortalecer a credibilidade do comércio de madeira amazônica foi cirada a Unifloresta, Associação de Cadeia Produtiva da Floresta Amazônica, um sistema para verificar as práticas ambientais.
A Unifloresta foi fundada em 2009 por um grupo de empresários com o objetivo de apoiar o desenvolvimento econômico do setor florestal; representandoe proteger os direitos e interesses de seus associados e colaboradores e unificando a preservação florestal e sustentabilidade ambiental.
A Unifloresta é composta por uma equipe multidisciplinar parceria com a Uniconsult e a lei ambientalfirme Murilo Araujo. compreende advogados, silvicultores,ambientalistas, engenheiros civis, geólogos, biólogose advogados que prestam serviços técnicos ambientais aconselhamento jurídico, contribuindo para um melhor desempenho dos membros.
As primeiras experiências na implementação do sistema foram apresentadas durante as Idéias Inovadoras para a Cadeia da Madeira Construtiva promovida pelo Núcleo da Madeira ”, uma iniciativa sem fins lucrativos de representantesvários setores do setor de construção de madeira.
Através de rastreamento móvel, dados como transporte de madeira documentos, inventário de máquinas, motorista e caminhão documentos de identificação, coordenadas geográficas, rotas de transporte e cadeia de custódia são coletadas. O primeiro passo no processo de gerenciamento da cadeia de suprimentos inclui a verificação de documentos, a segunda etapa envolve rastreabilidade através de QR Codes em toras.
Além da rastreabilidade, o trabalho realizado pela a associação vai além de pesquisas preventivas em serrarias, serviços de inteligência, due diligence local, programa de verificação e gestão da comunidade. O objetivo é promover uma boa gestão, pois isso criará maior valor para os produtores.
Fonte: ITTO/Remade
Notícias em destaque





