Notícias
Foto foi tirada na área rural de Cacoal. Biólogo afirma que aves estavam procurando locais seguros para montar os ninhos.
Centenas de garças ocupam árvore em Cacoal — Foto: Renata Silva/Arquivo Pessoal
Uma foto registrada pela jornalista e fotógrafa Renata Silva está chamando a atenção dos internautas. A imagem, feita na área rural de Cacoal (RO), mostra uma árvore "recheada" com centenas de garças. De acordo com o biólogo Flávio Terassini, as aves provavelmente ocuparam a árvore porque estavam e procurando locais seguros para os ninhos.
Segundo Renata, a foto foi tirada no final de um trabalho desenvolvido em Cacoal, voltado para o agronegócio. Quando ela voltava da atividade, se deparou com centenas de garças pousando na árvore e então pediu para o motorista parar o veículo.
“Desci do carro para tentar registrar o momento, mas não deu para aprimorar a imagem melhor, pois elas voaram logo em seguida”, relembra Renata.
Para a fotógrafa, a cena presenciada por ela será inesquecível. “Rondônia é rica em biodiversidade e isso chama a atenção da gente. Mesmo durante o trabalho, não tem como não apreciar, parar, registrar e compartilhar com as pessoas as belezas que vemos aqui no estado”, destacou.
Garças voaram logo após clique de foto, diz fotógrafa — Foto: Renata Silva/Arquivo Pessoal
O que diz a biologia
O biólogo Flávio Terassini explica que na imagem é possível ver as aves juntas, em um conjunto formado por machos, fêmeas e filhotes.
Isso é comum, principalmente em algumas épocas do ano, como no período da seca, onde as aves procuram locais protegidos e de fácil acesso para fazerem os ninhos.
“As garças são aves que vivem próximo de rios e elas podem estar fazendo a nidificação, ou seja, procurando alguma árvore para fazer o ninho, como mostra a imagem. Outra possibilidade é que seja um local transitório, onde elas pararam para passar a noite e no outro dia vão visitar regiões em busca de alimentos”, explicou Terassini.
Segundo o biólogo, a garça é uma ave piscívora, ou seja, se alimentam de peixe.
Fonte: Por Magda Oliveira, G1 Cacoal e Zona da Mata
Notícias em destaque





