Voltar

Notícias

12
mai
2019
(EVENTOS)
Seminário visa diversificar o uso da madeira em Mato Grosso do Sul e no Brasil

Com o objetivo de incentivar novos usos para a produção de madeira, o Senar-MS e a Famasul, em parceria com a Paulo Cardoso Comunicações, vão realizar no dia 24 de maio, pelo quinto ano consecutivo, mais um ciclo de palestras do Programa Mais Floresta com o título Da Muda à Madeira.

Com mais de 1 milhão e 100 mil hectares plantados de florestas de eucalipto o Mato Grosso do Sul tem um grande potencial de diversificação do uso sustentável da madeira de reflorestamento. Em um estudo recente realizado pela Ima Gestão e Análise Florestal, o estado tem a capacidade invejável de ter a partir dos próximos anos uma produção anual ininterrupta de mais de um milhão de metros cúbicos de madeira de eucalipto para serraria e uso na construção civil, móveis e laminados.

É um potencial que não pode ser dispensado, “pois a diversificação no destino da madeira é uma tendência natural e alimenta sempre uma nova cadeia produtiva que pode ser tão importante como a da celulose é hoje para o estado”, ressalta Paulo Cardoso, responsável pelo conteúdo da programação do seminário.

O objetivo deste novo ciclo de palestras é o de trazer mais informação para que o produtor rural e as empresas possam ter como opção direcionar sua floresta para a celulose ou aguardar mais 5 ou 6 anos e comercializar para a produção de toras de grande diâmetro com maior lucratividade, principalmente para o uso na construção de casas de madeira, que já está se tornando uma realidade no Brasil, como já é em países como Estados Unidos, Canadá, Austrália, Finlândia, Suécia e boa parte da Europa.

Estão para serem aprovadas ainda este ano as novas normas técnicas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) para a construção de casas de madeira pelo sistema wood frame, muito usado na América do Norte, o que vai trazer mais segurança para o crescimento do uso sustentável da madeira.

Mato Grosso do Sul é hoje o único estado a ter o maior projeto de construção de casas de wood frame do Minha Casa Minha Vida de todo o país. É o residencial Castelo de São Jorge que fica na cidade de Dourados num total de 213 casas térreas de 43 m2 cada. Um projeto da empresa TecVerde do Paraná em parceria com a Baú Construções. “Portanto, uma realidade bem próxima de todos nós”, ressalta Paulo Cardoso.

Mas como escolher o melhor clone de eucalipto e pinus para madeira serrada? Como conduzir uma floresta ao longo de 12 anos? Como gerenciar este maciço florestal para ter mais lucratividade? E quais as perspectivas de crescimento do uso da madeira na construção civil para os próximos anos? Todas estas perguntas serão respondidas pelos palestrantes convidados no dia 24 a partir das 8h da manhã (horário de MS) na sede da Famasul. E à tarde todos os participantes estão convidados para um dia de campo na fazenda da Ramires Reflorestamento na cidade de Ribas do Rio Pardo, onde a empresa ArborGen desenvolve o maior programa de desenvolvimento de novos clones de eucalipto e pinus para o estado.

Inscrições clique aqui

http://materiais.forestclass.com.br/transmissao-ao-vivo-da-muda-a-madeira?utm_campaign=release_da_muda_a_madeira&utm_medium=email&utm_source=RD+Station

Fonte: Paulo Cardoso

Jooble Neuvoo