Voltar

Notícias

11
abr
2019
(TECNOLOGIA)
Cientistas desenvolvem madeira artificial que é transparente

MADEIRA TRANSPARENTE, QUE RETÉM E DISPERSA CALOR, PODE SER USADA NA CONSTRUÇÃO DE CASAS SUSTENTÁVEIS (FOTO: SOCIEDADE QUÍMICA AMERICANA ( ACS))

Durante um encontro da Sociedade Química Americana ( ACS), que ocorreu no dia 3 abril de 2019 na Flórida, EUA, um time de cientistas anunciou a criação de um material inovador para indústria da construção civil: uma madeira transparente que consegue absorver e liberar calor. A matéria poderia ser usada como substituta ao concreto, plástico ou vidro para a construção de casas sustentáveis.

Os pesquisadores ainda buscam desenvolver uma versão mais biodegradável para aumentar as propriedades ecológicas da madeira transparente. O material servirá para  economizar energia elétrica, funcionando de modo semelhante a janelas de vidro que transmitem energia, aquecendo e iluminando as casas.

“Nós preparamos um material multifuncional — ele consegue transmitir energia muito bem e ainda reter calor. Combinamos as duas funções em apenas uma matéria”, disse Céline Montanari, do Instituto de Tecnologia KTH de Estocolmo, ao jornal  The Guardian.

Para produzir a madeira transparente, os pesquisadores utilizaram um estudo anterior, de 2016,  publicado no jornal Biomacromolecules. No trabalho, eles pegaram uma madeira vinda da árvore Pau-de-balsa e removeram a lignina, um componente que dá à madeira a sua cor e força.

Depois, foi introduzido acrílico à amostra, preenchendo os poros onde fora retirada a lignina e os pontos onde a árvore conduzia água. Com isso, os pesquisadores alcançaram a transparência, mas eles ainda queriam que a madeira ganhasse a propriedade de armazenar energia.

Assim, no estudo seguinte — promovido pelo Conselho Europeu de Pesquisa e pela Wallenberg Foundations — foi misturado o acrílico ao Polietilenoglicol, que quando aquecido absorve energia e derrete. De acordo com os cientistas, esse componente foi o que permitiu que a madeira produzida possa ser utilizada em construções com eficiência de energia, ao captar fonte do Sol durante o dia.

Veja madeira transparente em vídeo abaixo (em inglês):

https://www.youtube.com/watch?v=ks7gZXQJczI&feature=youtu.be

Fonte: Revista Galileu

Neuvoo Jooble