Voltar

Notícias

09
abr
2019
(MERCADO)
As exportações de móveis sobem no Rio Grande do Sul

A queda na demanda interna por móveis durante  a recente crise econômica no país que viu o dólar americano aprecia fortemente contra a moeda brasileira resultou em muitos fabricantes de Bento Gonçalves voltassem sua atenção para o mercado internacional.

Em 2018, fabricantes de móveis em Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul, faturaram US $ 42,6 milhões com exportações, um aumento de 12,5% em relação a 2017, segundo o Sindicato da Indústria do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis).

Nos dois primeiros meses de 2019 empresas da região tiveram contratos de exportação selados no valor de US $ 61 milhões de 34,4% em relação ao mesmo período do ano anterior. O Sindmóveis estima que as vendas internacionais para 2019 deverá crescer 14% para cerca de US $ 50 milhões.

Os países da América Latina são os principais destinos para móveis produzidos em Bento Gonçalves. O Uruguai foi o maior comprador do ano passado, seguido do Peru e do Chile.

Os mercados da América Latina são atraentes para empresas Bento Gonçalves porque a competição é menor do que na Europa. No entanto, países como a Arábia Saudita e os Estados Unidos são bons mercados e nos primeiros dois meses de 2019, os principais mercados de exportação estavam na América do Norte.

Fonte: ITTO/Remade

Jooble Neuvoo