Voltar

Notícias

24
mar
2019
(INTERNACIONAL)
Esforços cooperativos para eliminar a extração ilegal de madeira

No início de março, um workshop aprovado pela República da União de Mianmar, Ministério dos Negócios Estrangeiros e apoiado pela Divisão de Recursos Naturais dos EUA Departamento de Justiça foi realizado em Mianmar, visando fortalecimento dos esforços do governo no combate às colheita de madeira e subsequente comércio de produtos ilegais.

Representantes dos EUA do Departamento de Segurança Interna, Imigração e Alfândega, o Serviço de Pesca e Vida Selvagem dos EUA, a INTERPOL e o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime participaram juntamente com representantes com as agências de fiscalização, como o Departamento Florestal, Força Policial de Myanmar, Departamento Aduaneiro e Advogado Departamento de Assuntos Gerais, bem como ONGs, OSC e acadêmicos.

Um representante do Comitê de  Certificação Florestal de Mianmar explicou estudos desenvolvimentos pelo sistema de Garantia da Legalidade da Madeira de Myanmar.

De acordo com os participantes a administração dos EUA está debatendo a possibilidade de criar um mecanismo semelhante ao regulamento de madeira da UE para complementar a Lei Lacey desde a base do EUTR e Lacey Act.

Esforços do governo para eliminar a extração ilegal de madeira continuam. Entre outubro de 2018 e janeiro de 2019 5.112 toneladas de madeira ilegal (incluindo 2.842 toneladas de teca foram apreendidas)

Fonte: ITTO/Remade

ITTO Sindimadeira_rs