Voltar

Notícias

15
mar
2019
(CONSTRUÇÃO CIVIL)
Playground em Londres pensado para crianças autistas

O projeto, construído com painéis triangulares de madeira, envolveu as crianças em todo o processo de design e criação

Uma parceria entre o arquiteto Matthew Springett e a educadora Fiona MacDonald resultou em um projeto de um playground sensorial, todo em painéis de madeira, para crianças autistas na nova sede da escola Phoenix, localizada na região leste de Londres.

O projeto envolveu as crianças em todo o processo de design e criação, iniciado ainda no antigo local da escola. O cuidado com esta etapa justifica-se, de acordo com a educadora, pela necessidade de se manter um ambiente familiar aos jovens com autismo, já que a escola está em expansão e de mudança para um novo espaço. Os professores estavam ansiosos para que para que houvesse algo reconhecível nos campos da nova escola, que os estudantes reconhecessem como deles.

Para criar o equipamento, todos os estudantes foram convidados para desenhar uma estrutura que pudesse ser construída a partir de triângulos. Um grupo de estudantes ficou responsável por fazer a curadoria das ideias e orientado para construir maquetes em papel. A partir dessa atividade, foi definido o projeto final.

Construído por voluntários, o projeto foi executado com perfis pré-fabricados e painéis de madeira triangulares, fornecidos pelo comerciante de madeira James Latham e fabricado por Aldworth, James e Bond. Os elementos pré-fabricados permitiram construir o playground em poucas semanas.

Na avaliação de Fiona, um dos grandes méritos do projeto foi ouvir as crianças – que raramente são consultadas nas construções dos espaços criados para uso deles – mesmo sendo eles os especialistas de fato quando se trata de playgrounds.


Fotos: Rob Harris

Fonte: Por Portal Madeira e Construção com informações de Dezeen

Neuvoo Gell Anuncie RM