Voltar

Notícias

10
mar
2019
(MADEIRA E PRODUTOS)
Guia orienta profissionais da construção na escolha de portas de madeira

Publicação é uma iniciativa do Programa Setorial da Qualidade de Portas de Madeira para Edificações

O Programa Setorial da Qualidade de Portas de Madeira para Edificações (PSQ-PME) lançou um guia que pretende orientar profissionais que atuam na especificação de portas de madeira. A publicação resume a norma técnica de portas (ABNT NBR 15930) com o objetivo de facilitar e padronizar o entendimento quanto aos requisitos técnicos e de disseminar as informações do programa de certificação e dos produtos certificados, que já estão disponíveis no mercado.

O guia traz os principais pontos que devem ser avaliados na escolha da porta de madeira, orientações quanto à vida útil, manuseio, armazenamento, instalação e manutenção da porta. Coordenado pela Associação Brasileira da Indústria de Madeira Processada Mecanicamente (Abimci), o Programa tem contribuído para a melhoria da qualidade das portas de madeira no país. O lançamento da publicação faz parte de uma série de ações de divulgação da importância do mercado exigir a certificação dos produtos que serão usados nos projetos.

“Com a publicação da Norma de Desempenho de Edificações, a avaliação técnica dos materiais passou a ser prioridade do departamento de suprimentos das construtoras. No caso das portas de madeira, é possível ter como referência um roteiro desenvolvido pelo PSQ-PME com oito passos que orientam para uma compra segura, baseada na norma técnica, e que está disponível para consulta dentro do guia”, explica a gestora técnica do Programa, a engenheira industrial madeireira, Dayane Potulski.

A versão impressa do guia será distribuída para as principais construtoras do país, em especial aquelas que já se encontram certificadas dentro do Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H). Entidades setoriais, sindicatos da construção civil, federações das indústrias e universidades também receberão a publicação, que também estará disponível para download no site www.psqportas.com.br/publicacoes/.

Qualidade

Com abrangência nacional, o Programa Setorial da Qualidade de Portas de Madeira para Edificações (PSQ-PME) reúne e representa os fabricantes de portas de madeira do Brasil, atuando em várias ações que visam o fortalecimento do segmento e o atendimento dos requisitos estabelecidos nas normas brasileiras vigentes.

Entre os principais objetivos da iniciativa estão o de promover a isonomia competitiva entre os fabricantes, por meio da conformidade técnica, adequando o desempenho dos produtos às normas existentes, estimular a melhoria continua, agregar valor às marcas e dar garantias ao consumidor final.

Desde 2014, é possível encontrar no mercado portas com a certificação da ABNT. São produtos que atendem à Norma Brasileira NBR 15930. Os produtos certificados passam por um rigoroso controle de qualidade de produção, que inclui testes físicos e mecânicos de avaliação do desempenho realizados em laboratório.

Fonte: Conteúdo produzido pela Interact Comunicação e Assessoria de Imprensa

Anuncie RM Gell Neuvoo