Voltar

Notícias

10
mar
2019
(GERAL)
Crescimento das importações de madeira serrada da UE recomeçou em 2018

O valor total das  importações de madeira serrada da UE  em 2018 foi de 3,59 bilhões de euros, quase 10% mais do que em 2017.

Houve um aumento particularmente significativo de 21% no valor das importações de madeira serrada da UE dos países da CEI
2018, com um aumento de 11% no ano anterior. A maioria do aumento das importações de madeira serrada de países da CEI
2018 veio da Ucrânia, Bielorrússia e Rússia e é devido tanto para fraqueza da moeda e aumentando os controles nas exportações de toras desses países.

Importações da UE de madeira serrada, tanto de madeira macia e de madeira, aumentou drasticamente do Brasil em 2018. As importações de madeira serrada do Sudeste Asiático (principalmente de Malásia e Mianmar) e África (principalmente Camarões, Gabão e Congo) recuperou algum terreno em 2018 após uma queda acentuada no ano anterior.

Importações da UE de madeira serrada da América do Norte desacelerou um pouco em 2018. As importações de painéis da UE (principalmente compensados) aumentaram 8% Euro 3,06 bilhões em 2018. Isto segue um aumento de 9% em 2017 e é o quinto ano consecutivo de crescimento das importações desta mercadoria.

Quanto a outras commodities de madeira, grande parte do ganho foi devido aumento das importações de contraplacados provenientes da Rússia, Ucrânia e Bielorrússia, no entanto, as importações de compensado da China, do Brasil e da Indonésia também aumentou em 2018.

As importações de compensado e laminado do Gabão desaceleraram.

Em 2018, sendo afetado pelos problemas financeiros da Grupo Rougier. Houve uma recuperação parcial nas importações de verniz  da Costa do Marfim em 2018. As importações da UE de painéis compostos aumentaram da Turquia.

Aumento a longo prazo das importações da UE de madeira para energia acelerado em 2018 com valor anual de importação subindo 20% para 2,47 bilhões de euros. Isso seguiu uma desaceleração para crescimento de apenas 3% em 2017 após crescimento médio anual de 11% nos cinco anos anteriores.

Houve outro aumento acentuado nas importações de madeira para energia da UE  dos Estados Unidos em 2018 (agora dominado por pelotas), atingindo mais de mil milhões de euros pela primeira vez, mais destinado ao Reino Unido. Importações de madeira de energia também aumentou acentuadamente da Rússia, Bielorrússia e Ucrânia,
destinada principalmente para a UE continental.

Crescimento de importação também foi retomada do Brasil e do Uruguai. Importações da UE de outros produtos de marcenaria (principalmente portas e madeira laminada para caixilhos de janelas e bancadas de cozinha) aumentou 1% para 710 milhões de euros em 2018, recuperando de uma queda de 1% no ano anterior.

Importações de produtos de marcenaria da Rússia, Ucrânia e da Bielorrússia continuou a subir no ano passado, com ganhos também pela Indonésia, Vietnã, Bósnia e Turquia.

A China continuou a perder terreno, embora mantivesse a sua posição como o maior fornecedor externo único deste grupo de mercadorias no mercado da UE, à frente Indonésia. As importações da UE de produtos de marcenaria foram estáveis da Malásia em 2018.

Depois de cair 9% em 2016 e permanecer estável em 2017, a UE importações de pisos de madeira aumentaram 2,6% para
2018.

As importações de pisos da China, de longe, o maior fornecedor responsável por cerca de dois terços do total, terreno recuperado em 2018, enquanto as importações da Ucrânia aumentou acentuadamente, ajudando a compensar um declínio nas importações da Indonésia, Malásia, Brasil e Suíça.Europa

Fonte: ITTO/Remade

Sindimadeira_rs ITTO