Voltar
Notícias
22
nov
2005
(GERAL)
Exportação de manufaturados teve maior alta
Na quarta semana de março todas as categorias de produtos brasileiros registraram aumento nas exportações, com destaque para a expansão de 30,1% nas vendas externas de manufaturados, principalmente, laminados planos de ferro e aço, automóveis, aviões, autopeças e motores.
As exportações de produtos básicos cresceram 18,8%, com destaque para minério de ferro, soja em grão, café em grão, carnes de frango, bovino e suíno, e fumo em folhas. Os semimanufaturados, celulose, semimanufaturados de ferro e aço, couro, peles, alumínio bruto, ferro-ligas e óleo de soja bruto tiveram expansão de 6,5% nas vendas externas.
Na comparação da média de março até a quarta semana com o mesmo período do ano passado houve crescimento de 26,5% nas exportações brasileiras, motivado pelo aumento das vendas externas das três categorias de produtos:
Semimanufaturados - com 46,8%, de US$ 46,5 milhões para US$ 68,1 milhões, por conta de açúcar em bruto, ferro fundido, semimanufaturados de ferro ou aço, borracha sintética, madeira serrada, ferro-ligas e celulose.
Manufaturados - com 34,4%, de US$ 185,6 milhões para US$ 249,4 milhões
Básicos - com 2,8%, de US$ 106,6 milhões para US$ 109,5 milhões, principalmente, café em grão, carnes suína, de frango e bovina, fumo em folhas e minério de ferro.
Nas importações, no comparativo com março de 2004, ampliaram-se os gastos com veículos automóveis e partes, 64,3%, siderúrgicos, 39,6%, combustíveis e lubrificantes 33,3%, plásticos e obras 24,7%, borrachas e obras 24,4%, instrumentos de ótica e precisão 22,6% e equipamentos mecânicos 17,7%.
Fonte: InvestNews – 29/03/2005
As exportações de produtos básicos cresceram 18,8%, com destaque para minério de ferro, soja em grão, café em grão, carnes de frango, bovino e suíno, e fumo em folhas. Os semimanufaturados, celulose, semimanufaturados de ferro e aço, couro, peles, alumínio bruto, ferro-ligas e óleo de soja bruto tiveram expansão de 6,5% nas vendas externas.
Na comparação da média de março até a quarta semana com o mesmo período do ano passado houve crescimento de 26,5% nas exportações brasileiras, motivado pelo aumento das vendas externas das três categorias de produtos:
Semimanufaturados - com 46,8%, de US$ 46,5 milhões para US$ 68,1 milhões, por conta de açúcar em bruto, ferro fundido, semimanufaturados de ferro ou aço, borracha sintética, madeira serrada, ferro-ligas e celulose.
Manufaturados - com 34,4%, de US$ 185,6 milhões para US$ 249,4 milhões
Básicos - com 2,8%, de US$ 106,6 milhões para US$ 109,5 milhões, principalmente, café em grão, carnes suína, de frango e bovina, fumo em folhas e minério de ferro.
Nas importações, no comparativo com março de 2004, ampliaram-se os gastos com veículos automóveis e partes, 64,3%, siderúrgicos, 39,6%, combustíveis e lubrificantes 33,3%, plásticos e obras 24,7%, borrachas e obras 24,4%, instrumentos de ótica e precisão 22,6% e equipamentos mecânicos 17,7%.
Fonte: InvestNews – 29/03/2005
Fonte:
Notícias em destaque

EUA aumentam taxas antidumping sobre madeira serrada de coníferas canadense
O Departamento de Comércio dos EUA anunciou sua decisão final na sexta revisão administrativa da ordem de direitos...
(INTERNACIONAL)

Show Florestal 2025 - Casa do Adubo destaca estrutura nacional e soluções exclusivas
Referência em distribuição de insumos florestais no Brasil, rede leva ao evento tecnologias exclusivas de alto desempenho para...
(EVENTOS)

APRE comenta MP do Tarifaço e defende continuidade da negociação para redução da tarifa
O presidente da Associação Paranaense de Empresas de Base Florestal (APRE Florestas), Fabio Brun, avaliou como positiva a Medida...
(GERAL)

Parceria entre ciência e indústria cria eucalipto tolerante à seca em MS
Iniciativa une produtividade e sustentabilidade e protege a cadeia diante das mudanças climáticas
Em meio às extremidades...
(MADEIRA E PRODUTOS)

Taxação dos Estados Unidos trava exportações e ameaça indústria madeireira na Serra gaúcha
Cobrança de tarifas de até 50% já afeta a cadeia produtiva, principalmente em cidades dos Campos de Cima da Serra, onde o...
(MERCADO)

Caravana do Cipem reforça diálogo com o setor madeireiro no Noroeste de Mato Grosso
Iniciativa percorre a região para ouvir demandas e promover parcerias que impulsionam o desenvolvimento sustentável da cadeia...
(MADEIRA E PRODUTOS)