Notícias
No nordeste do Brasil uma escola de madeira ganhou o premio “Melhor edificio de arquitetura educativa do mundo”. Om projeto é fruto do trabalho colaborativo da comunidade indígena a dos arquitetos.
A escola de Canuanã funciona como um internato para as crianças no Formoso do Araguaia, no estado do Tocantins. Conta com 800 alunos a partir dos sete anos de idade e se encontra em um prédio de 2.549 hectares. O edificio ganou vários prêmios, entre eles o RIBA Award da Excelência 2018, participa da Bienal Internacional de Arquitetura de Valência e também ganhou o Prêmio de Arquitetura do Instituto Tomie Ohtake Akzo Nobel 2017.
Recentemente, a plataforma de arquitetura Arch Daily o distingui como o Melhor Edifício de Arquitetura Educativa do Mundo de 2018.
Apóis escutar a opinião dos pequenos, po seguinte passo foi resgatar os saberes ancestrais da cultura nativa, os indios javaés, que viem cerca da escola. O projeto incorpora as tecnologías aplicadas em suas casas e a forma arquitetura vernacular responde ao clima da região.. Os materiais usados na remodelação tiveram em conta métodos construtivosa e productos locais, como tijolos de adobe, madeira ou telhados de colmo. Os javaés decoraram com pinturas as portas dos dormitorios.
Fonte: Clarin
Notícias em destaque





