Voltar

Notícias

12
jan
2019
(GERAL)
Descobertas mais 120 novas espécies de plantas em 2018

Algumas das espécies recém-descobertas já estão em perigo de extinção

Um grupo de pesquisadores da Kew Gardens, publicou a sua seleção das 13 espécies mais espetaculares descobertas em 2018 e afirmraram que, ao todo, foram descobertas 120 novas espécies de plantas neste último ano. Além disso, 44 novos tipos de fungos foram descobertos em 2018. De acordo com os pesquisadores, foi muito difícil entrar todas esses novos tipos de plantas, sendo que deles só mostrou suas flores depois de chuvas incomuns e intensas e outro vive em árvores em colinas tão íngremes quanto inacessíveis. Foi isso que informou o botânico britânico John Wood, um pesquisador em jardins de Kew e da Universidade de Oxford, que trabalhou por 25 anos com projetos na Bolívia. 

"Ele foi encontrado perto de Vallegrande, o lugar onde Che Guevara foi morto. Eu já estive no mesmo lugar, mas a diferença desta vez é que havia chuvas muito fortes e incomuns e a vegetação cresceu muito. Encontramos duas ou três populações. Mas se você for em qualquer outro momento e não chover, você não o verá”, comenta. 

Isso porque a vegetação muda constantemente e tudo ainda depende das condições climáticas ao longo do ano. A área onde a nova espécie foi encontrada "é muito rica em plantas que não podem ser vistas em nenhum outro lugar. Provavelmente por causa desse habitat extremamente seco e excepcional, existem plantas especializadas que evoluíram e se adaptaram a essas condições”. 

Algumas das espécies recém-descobertas já estão em perigo de extinção. Muitos deles têm benefícios potenciais para a humanidade, como plantas de jardim ou plantas medicinais ou culturas", conclui.

Fonte: Agrolink -Leonardo Gottems

Gell Neuvoo Anuncie RM