Notícias
No setor florestal brasileiro, a adoção da técnica pode conciliar o aumento significativo da produtividade com o uso eficiente dos recursos naturais
O Forest Stewardship Council® realiza, em São Paulo, entre 3 e 5 de dezembro, o encontro mundial sobre florestas plantadas com o tema Intensificação Sustentável, técnica que concilia práticas conservacionistas, valor compartilhado e uso de tecnologias para produzir mais fibras com menos recursos naturais. A intensificação sustentável da produção florestal no Brasil permitiria um aumento da produtividade, tendo o mesmo volume atual em uma área 0,8 milhão de hectares menor, segundo dados da ESALQ/USP.
O workshop engloba palestras e discussões na McDonald's University, além de visita a campo no interior de São Paulo. "O FSC apoia o uso responsável das plantações florestais como uma estratégia para complementar a conservação e o uso sustentável de florestas nativas", diz Aline Tristão, diretora executiva do FSC Brasil. "Um evento desse porte é fundamental para compreender as necessidades de todos os envolvidos e encontrar uma solução que seja economicamente viável, ambientalmente sustentável e socialmente justa".
O objetivo da reunião é fomentar o diálogo sobre intensificação sustentável no escopo da certificação FSC e seus modelos na silvicultura, além de identificar recomendações para temas, oportunidades, preocupações e abordagens para engajar os proprietários e gestores de florestas plantadas.
O Diretor Geral do FSC internacional, Kim Carstensen, abrirá o evento apresentando o progresso do trabalho do FSC em agendas de interesse do setor de florestas plantadas, como a estratégia de madeira controlada, abordagens baseadas em risco e conversão. Kim também apresentará os planos do FSC para o fórum de soluções sobre intensificação sustentável, que acontecerá no primeiro semestre de 2019.
O evento contará também com o professor Dan Binkley, da Colorado State University e representantes de ONGs ambientais e sociais, como a WWF, Greenpeace e Forest People Program, que apresentarão suas visões sobre os potenciais benefícios da intensificação sustentável em suas agendas.
Para a Ibá, que apoia o FSC na realização do evento, a intensificação da produção é eminente devido ao contexto global e as previsões de aumento de população e consumo. No entanto, a entidade considera importante que esse processo ocorra em um diálogo aberto, transparente e por meio de trabalho conjunto e com engajamento multistakeholders.
Para Leonardo Lima, Diretor de Desenvolvimento Sustentável da Arcos Dorados, sediar um evento como este é o reconhecimento de um esforço contínuo da rede para operar em prol da sustentabilidade, transparência e qualidade dos produtos oferecidos aos clientes: “Estamos lisonjeados em receber entidades que são referência em práticas a favor do meio ambiente na McDonald's University, especialmente para falar de um tema em total sinergia com o que a nossa marca vem conquistando nos últimos anos. Desde 2014 já temos o selo da Forest Stewardship Council® (FSC) em todas as caixinhas de papel utilizadas para embalar os sanduíches no Brasil, garantindo que toda a cadeia de produção das embalagens é sustentável do ponto de vista econômico, social e ambiental”.
Durante o workshop serão coletadas recomendações de uma perspectiva de florestas plantadas para posterior discussão e deliberações no Fórum de Soluções sobre Intensificação Sustentável, que será formado por membros do FSC e titulares de certificados.
Sobre o FSC
É uma organização independente, não governamental, sem fins lucrativos, que promove o manejo florestal responsável ao redor do mundo desde 1994. Com sede na Alemanha, está presente em mais de 80 países. O FSC é o sistema de certificação florestal de maior credibilidade internacional e o único que incorpora, de forma igualitária, os interesses de grupos sociais, ambientais e econômicos.
Acompanhe o FSC Brasil no Facebook, Instagram, LinkedIn e site.
Sobre a Ibá
A Indústria Brasileira de Árvores (Ibá) é a associação responsável pela representação institucional da cadeia produtiva de árvores plantadas, do campo à indústria, junto a seus principais públicos de interesse. Lançada em abril de 2014, representa 53 empresas e nove entidades estaduais de produtos originários do cultivo de árvores plantadas - painéis de madeira, pisos laminados, celulose, papel, florestas energéticas e biomassa -, além dos produtores independentes de árvores plantadas e investidores institucionais. Saiba mais em www.iba.org .
Sobre a Arcos Dorados
A Arcos Dorados é a maior franquia independente do McDonald’s do mundo, tanto em vendas totais do sistema como em número de restaurantes. A Companhia é a maior rede de serviço rápido de alimentação da América Latina e Caribe, com direitos exclusivos de possuir, operar e conceder franquias de restaurantes McDonald’s em 20 países e territórios, incluindo Argentina, Aruba, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Curaçao, Equador, Guiana Francesa, Guadalupe, Martinica, México, Panamá, Peru, Porto Rico, St. Croix, St. Thomas, Trinidad & Tobago, Uruguai e Venezuela. A Companhia opera ou franqueia mais de 2.180 restaurantes McDonald’s com mais de 90.000 funcionários e é reconhecida como uma das melhores empresas para se trabalhar no América Latina. A Arcos Dorados está listada na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE: ARCO). Para saber mais sobre a Companhia visite a seção de Investidores de nosso site: www.arcosdorados.com/ir
+++
Comunicação para imprensa FSC
Camila Carvas
+55 11 3797-6577
+55 11 99617-1151
Comunicação para imprensa Ibá
Milena Serro
+55 11 3018-7829
Cindy Correa
+55 11 3018-2786
Thiago Lacerda Santiago
+55 11 3018-7803
Comunicação para imprensa McDonald’s Brasil
GOLIN
+55 11 3531-4953
Fonte: GWA
Notícias em destaque





