Voltar

Notícias

16
nov
2018
(BIOENERGIA)
Biomassa firme candidato para substituir a energia nuclear na Espanha

O setor da biomassa segue a sua própria luta para obter o apoio do governo para tomar o lugar que "merecem" no cenário energético nacional e que "não conseguiu no governo anterior." -

Acreditamos que a biomassa como o  biogás- tornou-se um "elemento fundamental" para promover a economia e deve ser considerada "tecnologia-chave" para alcançar os objetivos da futura Lei sobre Mudanças Climáticas e Energia de Transição, sendo de uma "fonte renovável, cem por cento gerenciável, que demonstrou os benefícios econômicos, sociais e ambientais que traz para o país".

O setor da biomassa quer a entrada desta tecnologia como energia base para o sistema e como suporte para -eólica renovável não-gerenciáveis e solar para garantir um fornecimento estável, que agora está sendo fornecido pelo energia nuclear.

Atualmente, a Espanha possui cinco usinas nucleares em operação, com sete reatores em funcionamento, totalizando uma capacidade instalada total de 7.117 megawatts. Em 2017, a tecnologia nuclear foi o maior peso na geração peninsular, com uma quota de 22,4 por cento e está a ter mais peso em 2018.

De acordo com o último relatório mensal de Red Eléctrica para o mês setembro , a contribuição da nuclear nos primeiros nove meses do ano foi de 21,7%.

Fonte e artigo completo em: Energy El Economista núm.69
 

Fonte: Energy el Economista

ITTO Sindimadeira_rs