Voltar

Notícias

22
set
2018
(INTERNACIONAL)
Falta de trabalhadores desafio da indústria madeireira para Sarawak

O vice-ministro-chefe do governo de Sarawak, Awang Tengah Ali Hasan, disse que o governo do estado está empenhado em garantir uma indústria madeireira sustentável porque o setor contribui muito para a exportação do estado. O ministro disse que as exportações de produtos de madeira Sarawak no ano passado foram cerca de RM47 milhões comparado a RM43 milhões em 2016.

Em 2017 as exportações de produtos de madeira compensada foram (RM3.27 bilhões) ou 53% do total das exportações de produtos de madeira, as toras (RM1.21 bilhões) ou 20% das exportações, madeira serrada (RM803 milhões) ou 13% e papelão (RM308 milhões) ou cerca de 5%.

Apesar desse bom desempenho, o ministro delineou a necessidade de passar para a exportação de produtos de madeira de alto valor agregado e apoiar essa transformação do setor madeireiro.

A Sarawak Timber Industry Development Corporation desenvolveu um “Plano de Transformação da Indústria Madeireira” com objetivo de transformar a indústria da atual da dependência das exportações de produtos primários e secundários para um exportador de produtos de madeira de alto valor até 2030.

Um dos maiores desafios em ver esse plano se torna a realidade é a falta de mão de obra qualificada. A juventude em Sarawak não demonstra interesse em trabalhar no setor de produtos de madeira e as políticas do governo federal dificultam a contratação trabalhadores estrangeiros.

Isto foi retomado pelo Conselho de Móveis da Malásia Secretário-Geral, Albert Khoo, que apelou a uma políticas para a contratação de trabalhadores estrangeiros como forma de garantir o desenvolvimento estável na fabricação de móveis setor.

Fonte: ITTO/Remade

Sindimadeira_rs ITTO