Voltar

Notícias

22
nov
2005
(GERAL)
Cidades do PR e SC formam arranjo produtivo no setor madeireiro
As empresas de União da Vitória, no Paraná, e Porto União em Santa Catarina, que, direta ou indiretamente, tenham a madeira como principal matéria-prima, terão a oportunidade de unir forças para crescer. Nesta quinta-feira (10), às 19h, na Câmara Municipal de União da Vitória, acontece o seminário de lançamento do Arranjo Produtivo Local da Madeira de Porto União da Vitória.

As cidades, chamadas irmãs, pois estão separadas apenas por uma linha de trem, são consideradas importantes na cadeia produtiva da madeira no País. O conceito de Arranjo Produtivo Local (APL) é definido com base na aglomeração de empresas do mesmo segmento, localizadas em um mesmo território, e que apresentam especialização produtiva e mantém vínculos de articulação, interação, cooperação e aprendizagem entre si e com outras entidades como governo, associações empresariais, instituições de crédito, ensino e pesquisa.

Para o consultor do Sebrae no Paraná, Pedro César Santos, o trabalho vai criar oportunidades para que as empresas aprimorem o processo produtivo, agregando valores aos produtos locais e com isso aumentando a qualidade. Além de identificar novos nichos de mercado e abrir caminhos para negociação e comercialização internacional. “A idéia é transformar o local em referência nacional e internacional no setor”. A iniciativa é uma parceria entre 20 entidades/instituições que estão se unindo para alavancar o progresso do segmento na região.

Fonte: Sebrae – 08/03/2005

Fonte:

Sindimadeira_rs ITTO