Notícias
No Estado do Mato Grosso existem cerca de 3,2 milhões hectares de florestas geridas de forma sustentável e isto é deverá aumentar para 6 milhões de hectares até 2030.
Em todos os 44 municípios do Mato Grosso, a economia é impulsionada pelo setor florestal, que ocupa o 4º lugar entre todos os setores econômicos. Em 2017, o setor florestal contribuiu com mais de R $ 47 milhões em impostos e mais R $ 16 milhões para o Fundo Estadual de Transportes e Habitação (FETHAB).
O manejo florestal em Mato Grosso é muito complexo e envolve o cumprimento de vários regulamentos. Além disso, autorizações e supervisão da silvicultura atividades, incluindo colheita, transporte e comércio, envolve várias agências governamentais, incluindo o Instituto do Meio Ambiente e Renováveis Naturais Recursos Naturais (IBAMA), o Instituto de Agricultura e Defesa do Pecuária (INDEA) e da União Federal, a Polícia Rodoviária o que torna a administração excessivamente burocrática.
O Centro de Produtores e Exportadores de Madeira de Mato
Estado do Grosso (CIPEM), em conjunto com o Fórum Nacional Atividades Florestais (FNBF) e SEMA-MT, recentemente realizou um workshop dedicado à experiência prática no manejo florestal, visando à abertura de um diálogo com as agências reguladoras para que eles entendam melhor o setor florestal.
Ao realizar o workshop, a CIPEM esperava demonstrar seu compromisso com a legalidade e para educar o governo agências e sociedade sobre o que significa conservar Florestas Amazônicas por meio de gestão de florestas sustentáveis.
Fonte: ITTO/Remade
Notícias em destaque





