Voltar

Notícias

28
jul
2018
(DESMATAMENTO)
Noruega não pode parar o desmatamento sozinha ', diz ministro

País escandinavo lidera o financiamento para salvar as florestas tropicais do mundo, mas não pode fazê-lo sozinho, dizem ministros do ambiente do passado e do presente.

Não se pode esperar que a Noruega ponha fim à perda da floresta mundial, ministros do meio ambiente, passados e presentes, disseram ao Climate Home News.

Por meio da Iniciativa Internacional de Clima e Floresta da Noruega (Nicfi), o país se comprometeu a gastar até NOK 3 bilhões (US $ 366 milhões) a cada ano recompensando os países de floresta tropical que cumprissem as metas acordadas.

Mas depois de uma década do programa "Rainforest Billions" da Noruega, as manchetes continuam sombrias. Dados divulgados na semana passada mostraram que 29,4 milhões de hectares de cobertura florestal foram perdidos globalmente em 2017, apenas um pouco menos do que o recorde de 2016.

O chefe do programa ambiental da ONU, Erik Solheim, iniciou o programa em 2007, quando era ministro do Meio Ambiente da Noruega.

"Eu acho que o programa tem sido imensamente bem-sucedido", disse ele à CHN nos bastidores do Fórum de Floresta Tropical de Oslo. No geral, as florestas ainda estavam sendo perdidas, disse ele, mas a Noruega viu resultados onde seu dinheiro foi gasto.

Se você gosta do que fazemos, nos apóie

Torne-se um patrono do CHN por apenas US $ 5 por mês para nos ajudar a continuar trazendo a cobertura mais detalhada de políticas climáticas e histórias pouco divulgadas de todo o mundo.

Nós criamos uma conta Patreon. É uma maneira simples, segura e fácil de você se tornar parte de uma comunidade que garantirá e guiará nosso futuro.

Obrigado!

“Na Amazônia brasileira, a taxa de desmatamento foi reduzida entre 70 e 80%, o que é um sucesso incrível. Sem precedentes na história global ”, disse Solheim.

Mas ele disse que não há como a Noruega impedir a retirada das florestas globais sem a ajuda de outras nações ricas.

"Obviamente, a Noruega quer se envolver com outros parceiros", disse ele. "Não há desejo de fazer isso sozinho".

Quando se trata de proteção florestal, tudo gira em torno do planeta Noruega. Na última década, a Noruega forneceu 40% das finanças globais para combater o desmatamento tropical, de acordo com a Rainforest Foundation Norway. Isso vem principalmente na forma de pagamentos diretos aos países, que incentivam a proteção das florestas.

“A Noruega sozinha nunca pode parar o desmatamento. Quer dizer, nós somos um ator ”, disse o atual ministro norueguês do meio ambiente, Ola Elvestuen, ao CHN.

“Se olharmos para os programas que temos país a país, não tenho nenhum problema em defender o que estamos fazendo e dizer que era a coisa certa para entrar nisso e tentar estar na frente. Não importa o quão estranho possa parecer que a Noruega tentasse assumir esse papel há dez anos ”, disse ele.

Fonte: Infoslyva/Remade

ITTO Sindimadeira_rs